Organizações lançam campanha “Cuida Bem de Mim” no I Fórum Internacional de Cuidados Alternativos

Por: GIFE| Notícias| 18/05/2015

A Aldeias Infantis SOS Brasil, em conjunto com mais sete organizações parceiras, traz para o país a campanha global “Care For Me!”, implementada em 50 países, que no Brasil terá o nome de “Cuida Bem de Mim!”. A iniciativa será lançada no dia 19 de maio durante o I Fórum Internacional de Cuidados Alternativos (veja como participar abaixo).

A proposta da campanha é trazer para discussão não apenas o direito do cuidado de crianças e adolescentes brasileiros, mas a sua qualidade. “Quando falamos em cuidados alternativos tratam-se de novos arranjos estabelecidos, que mantenham um ambiente familiar e protetor, para aquelas crianças, adolescentes e jovens que perderam ou que estão prestes a perder o cuidado parental. Assim, o bem cuidar que propomos é o de pensar a relação dos adultos com as crianças. Qual o vínculo que temos com elas? É uma relação de afeto?”, comenta Fábio Paes, assessor de advocacy da Aldeias Infantis SOS Brasil.

A proposta da campanha é reorganizar as relações cotidianas da criança e do adolescente com sua família, vizinhos, comunidade, escola e em outros ambientes. “Trata-se de uma dimensão que mobiliza a todos, pois olhamos, nessa relação, outros indicadores que hoje não aparecem e vão muito além do cuidado alternativo pensado apenas na demanda de um abrigo”, complementa Fábio.

A campanha pretende desenvolver uma série de iniciativas, seja na elaboração de novos projetos, no apoio a boas práticas já desenvolvidas ou chancelando propostas inovadoras. A ideia do grupo é elaborar publicações sobre o tema, promover espaços de conhecimento, desenvolver pesquisas, oferecer formação para qualificar a rede de atendimento às crianças e adolescentes, assim como acompanhar projetos de lei, a fim de controlar políticas públicas no campo.

A proposta é ainda criar uma Rede Nacional de Cuidados Alternativos, articulada com uma Rede Internacional, para fortalecer a discussão. Mais de 800 organizações com perfil para fazer parte dessa iniciativa já foram mapeadas. A campanha terá um site, além de página no Facebook e incidência em outras plataformas para disseminar a temática.

Espaço de conhecimento

O lançamento da campanha terá como palco o I Fórum Internacional de Cuidados Alternativos, realizado nos dias 19 e 20 de maio em São Paulo. O evento se propõe a ser um espaço inovador e inédito no mundo sobre o tema, com o objetivo de promover discussões sobre o cuidado de crianças e adolescentes no cenário internacional e nacional, visando à mobilização de pessoas, organizações, movimentos, redes e gestores públicos na construção de uma nova cultura do bem cuidar, baseada em vínculos saudáveis.

“As discussões neste campo, até então, se focavam muito no ambito medicinal do ‘cuidar’. A nossa grande preocupação, ao contrário, é ampliar o olhar sobre o ‘cuidado’. Por isso, vamos trazer para o Fórum filósofos, antropólogos, sociólogos e outros especialistas, a fim de estabelecer uma nova forma de pensar o ‘cuidar’, como um elemento relacional. Como a escola vem cuidando das crianças? Ter uma boa infraestrutura e merenda são importantes, claro, mas como está o vínculo destes alunos com seus professores? É preciso abrir um espaco de discusão e articulação para o tema”, comenta Fábio Paes.

A base das discussões para o Fórum é o documento da ONU “Diretrizes sobre Cuidados Alternativos para Crianças”, publicado em 2010, que serve como marco internacional para os serviços e ações neste campo, de acordo com os princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989).

No Brasil, este debate está fundamentado no direito à convivência familiar e comunitária, apresentado no artigo 227 da Constituição Federal, no Capítulo III do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e na Lei 12.010.

O evento contará com diversas atividades, como painéis centrais, mesas temáticas, fórum livre para crianças e adolescentes e espaços culturais sobre o tema, além da participação de convidados, como o brasileiro Leonardo Boff, filósofo e escritor, e Alan Kikuchi, representante da SOS Children´s Village na ONU.

Entre os temas a serem discutidos estão: “A emergência das imigrações de crianças e adolescentes na América Latina e no Brasil””; “As respostas encontradas pelas comunidades tradicionais frente ao cuidado de crianças e adolescentes com vínculos fragilizados ou rompidos””; “O direito à participação de crianças, adolescentes e jovens como condição necessária para a qualificação dos cuidados alternativos”; e “O cenário das violências contra crianças e adolescentes e os desafios da prevenção para uma cultura do ‘bem cuidar”.

Serviço
Fórum Internacional de Cuidados Alternativos – Pelo direito à convivência familiar e comunitária de crianças, adolescentes e jovens

Quando: 19 e 20 de maio

Onde: FECAP (Av. Liberdade, nº 532 – Liberdade – São Paulo)

Mais informações: www.cuidadosalternativos.org.br

A Aldeias Infantis SOS Brasil é associada do GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional