Pesquisa revela hábitos culturais dos paulistas

Por: GIFE| Notícias| 03/11/2014

Nos dias 4 e 5 de novembro, a consultoria JLeiva Cultura & Esporte promoverá um seminário para divulgar os resultados da pesquisa “Cultura em SP: Hábitos Culturais dos Paulistas”, além de colocar o tema em pauta. O evento acontecerá na Pinacoteca do Estado e contará com a participação de João Leiva (JLeiva Cultura & Esporte) e Marlene Treuk (Instituto Datafolha), apresentando os principais resultados.

A pesquisa, idealizada pela JLeiva Cultura & Esporte e levada a campo pelo Instituto Datafolha entre abril e maio de 2014, foi realizada em 21 cidades do estado de São Paulo e ouviu quase 8 mil pessoas para entender os hábitos e como funciona a vida cultural dos paulistas.

Para isso, assuntos como uso do tempo livre, prática e interesse por atividades culturais, internet, redes sociais e mobilidade foram contemplados no estudo. Cada entrevistado respondeu mais de 80 perguntas. De acordo com a JLeiva Cultura & Esporte, essa é a maior pesquisa realizada no estado sobre o tema, e traz dados inéditos sobre o comportamento, interesses e conhecimento cultural dos paulistas.

As cidades visitadas reúnem 50% da população do estado. Isso significa que a amostra é bastante representativa. Além dos recortes tradicionais por gênero, idade, renda e escolaridade, o estudo também permite leitura por religião e cor da pele. Uma primeira conclusão é que a terceira idade é a menos atendida por projetos culturais e de lazer”, afirma o consultor João Leiva, idealizador do estudo realizado com patrocínio do Grupo CCR, Sabesp e Oi, obtidos pelas Leis Rouanet e Proac, e apoio cultural do SESC-SP, do Oi Futuro e da Secretaria de Estado da Cultura. “A área cultural é carente de informações. Faltam indicadores de todos os tipos para orientar a ação pública e privada. Os agentes culturais não precisam ter medo de estatísticas”, afirma.

Iniciativas como esta são de extrema importância para o desenvolvimento da cultura, pois apresentam um diagnóstico da realidade atual e possibilitam o aperfeiçoamento das políticas públicas promovidas pela Secretaria da Cultura“”, diz Marcelo Mattos Araujo, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

O Seminário Cultura em São Paulo é uma das iniciativas derivadas da pesquisa e, ao longo do evento, os principais resultados serão discutidos em mesas de debates, organizados de acordo com os macro temas abordados no estudo. Para enriquecer as discussões, o seminário contará com a participação de sociólogos, antropólogos, jornalistas, urbanistas, pesquisadores e produtores culturais. Alexandre Matias (jornalista), Ilana Goldstein (antropóloga) e Baixo Ribeiro (da galeria Choque Cultural) são alguns dos nomes confirmados.

Além da capital, o seminário acontecerá em outras cidades do interior de São Paulo, que também participaram do estudo. Confira a programação:

Campinas – 6 e 7 de novembro

Sorocaba – 12 e 13 de novembro

São José dos Campos – 18 e 19 de novembro

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da JLeiva Cultura & Esporte. As vagas são limitadas. Para obter outras informações e conferir a programação do evento em todas as cidades acesse.

Serviço

O quê? Seminário Cultura em São Paulo

Data – 4 e 5 de novembro

Local – Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2, Luz – São Paulo (SP)

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional