Plataforma Escola Digital apresenta novas funcionalidades e amplia atividade do curso gratuito a distância

Por: GIFE| Notícias| 05/09/2016

A plataforma Escola Digital – criada pelo Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Telefônica Vivo –  com mais de 18 mil conteúdos pedagógicos digitais, acaba de ganhar nova versão.

Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, destaca que o espaço renovado tornou mais simples a seleção de conteúdos favoritos pelos professores, a elaboração de listas, o compartilhamento de objetos digitais e a troca de mensagens em grupos de discussão para que os alunos possam tirar dúvidas em casa.

Outra grande novidade é que o curso de Tecnologia na Educação, totalmente gratuito e feito a distância, passa a ter o certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A formação, disponível de maneira permanente na plataforma, dura 40 horas e já recebeu 1500 inscrições. “Esperamos que esse certificado incentive ainda mais os professores a se aperfeiçoarem”, comenta o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Americo Mattar.

O curso tem como objetivo formar os professores ou qualquer pessoa que se interesse em conhecer melhor a cultura digital, integrar a tecnologia ao currículo e usar a Escola Digital com maior facilidade.

A plataforma é uma iniciativa construída em colaboração com mais de 25 secretarias municipais e estaduais de educação que desenvolvem juntas o acervo de recursos digitais, práticas pedagógicas e estratégias para formação dos professores e utilização das tecnologias em sala de aula. Atualmente, o ambiente virtual registra mais de 1,3 milhão de usuários ao ano.

“A Escola Digital tem permitido que as aulas se tornem muito mais atraentes e engajadoras para os alunos. O professor que tinha pouco conhecimento sobre como inserir a tecnologia a favor da aprendizagem encontra muito suporte didático para fazer isso”, avalia Maria Slemenson, gerente de Projetos do Instituto Natura.

Sobre o projeto

Criada em 2013, a plataforma foi desenvolvida para agilizar e tornar mais confiável a busca por conteúdos pedagógicos que cobrem todas as disciplinas da Educação Básica. Totalmente gratuito, o ambiente virtual reúne em um só espaço animações, jogos, simuladores, aplicativos, entre outros recursos digitais, que podem ser utilizados gratuitamente por gestores, professores, alunos e familiares.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional