Plataforma Pró-Livro mapeia ações de fomento à leitura realizadas em todo o Brasil

Por: GIFE| Notícias| 17/04/2017

Já está no ar a nova Plataforma Pró-Livro – lançada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) -, que visa oferecer um mapeamento de ações de promoção da leitura e formação leitora desenvolvidas em todo o país – pelo governo ou pela sociedade civil – para valorizar, divulgar e possibilitar o acesso e o intercâmbio de experiências, estudos e ideias na área.

Na seção “Mapeamento de projetos”, é possível conhecer todos as iniciativas já cadastradas, como o ‘Pequenos Leitores’, por exemplo, um projeto de formação de educadores da Educação Infantil para a promoção do acesso das crianças à cultura escrita, por meio da leitura. Desenvolvido em parceria pela FTD Educação e Comunidade Educativa CEDAC desde 2013, em 2017 e 2018 será realizado em Mongaguá e em Lagoinha, ambos em São Paulo.

Qualquer interessado pode fazer, ao longo de todo o ano, o cadastro de seus projetos, experiências ou pesquisas sobre o tema, por meio de preenchimento de formulário (clique aqui para cadastrar).

Os internautas podem ainda acessar a área de notícias, participar de fóruns de discussão e redes sociais ou acessar a biblioteca, que contará com indicação de publicações, estudos, teses, referências bibliográficas e artigos sobre formação leitora (com link para serem acessadas onde foram publicados) – alimentadas pelos projetos cadastrados, pesquisas realizadas pelo IPL e por iniciativa dos autores desses estudos.

A plataforma será também o espaço para a inscrição da segunda edição do Prêmio IPL, que reconhece iniciativas de fomento ao tema do livro. O edital será lançado em agosto, porém, uma vez que o projeto está cadastrado na plataforma, ele já está habilitado a participar. No segundo semestre todos os inscritos receberão um convite para concorrer.

Associados

FTD Educação

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional