Pós-graduação foca atuação empresarial em ações culturais

Por: GIFE| Notícias| 25/06/2010

Associados GIFE têm desconto de 10% do valor do curso.

Associar o principal patrimônio institucional de uma empresa – sua marca – a uma ação cultural exige adequação de objetivos, público-alvo e identidade. Mais do que isso, é necessário o comprometimento da empresa e de seus profissionais para identificar as principais áreas de atuação e os benefícios gerados tanto para a marca, quanto para a sociedade.

Para aprofundar essa discussão, a Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) oferece a partir de 25 de agosto o curso de extensão em Marketing Cultural. O curso tem como objetivo analisar, sob ponto de vista das empresas, as principais áreas de investimento em cultura tanto para quem já patrocina como para as organizações que desejam investir. As aulas são direcionadas a profissionais e gestores de patrocínios, consultores, fornecedores e estudantes de Administração, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, bem como interessados no tema.

Com carga horária de 72 horas – de 25 de agosto a 29 de novembro – o programa visa proporcionar visão estratégica, abrangente e metodológica sobre a atuação empresarial em cultura de forma a evidenciar os benefícios que esse investimento agrega às marcas, ao meio cultural e à sociedade.

Ao longo das aulas serão abordadas, por exemplo, as diferenças entre o marketing cultural e o investimento social privado em cultura, as possibilidades de atuação das empresas no âmbito cultural, as premissas para o uso responsável das leis de incentivo à cultura e a definição dos papéis do Estado e das empresas no financiamento à cultura.

“O patrocínio é uma importante ferramenta de comunicação a ser usada pelas empresas, tanto por dar visibilidade a sua imagem e reputação, quanto por favorecer a sociedade. O grande desafio é transformar o investimento cultural em uma prática independente das leis de incentivo. O curso de extensão em Marketing Cultural da FAAP pretende enfocar os benefícios estratégicos do patrocínio cultural, muito além dos benefícios fiscais”, explica o professor Lárcio Benedetti, especialista em patrocínio cultural e coordenador do programa.

As aulas serão divididas em três módulos. O primeiro, “Cultura e Arte no Brasil”, faz introdução ao mundo das artes e traça um panorama da atual produção artística brasileira, contando com renomados especialistas para falar sobre teatro, dança, cinema, artes visuais, música, literatura e patrimônio.

O segundo módulo contempla temas sobre “Cultura e Desenvolvimento”, como economia da cultura, políticas públicas, leis de incentivo, jornalismo cultural, além da relação de cultura com educação e formação. “Atuação Empresarial em Cultura”, último módulo do programa, vai aprofundar conceitos e metodologias sobre planejamento e gestão do patrocínio cultural, incluindo a apresentação de casos práticos.
As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 22h00 no Centro de Excelência da FAAP, localizado à Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília. As inscrições estão abertas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662 7449. Veja programação completa e lista de docentes em www.faap.br/pos.
Sobre o coordenador

Lárcio Benedetti é especialista em patrocínio cultural, consultor e responsável nos últimos quatro anos pela atuação do Grupo Votorantim na área de cultura. Durante seis anos trabalhou na agência Significa, em planejamento e implantação de programas de patrocínio cultural para Petrobras, Natura, Nestlé, Sul América, Philips, entre outros. Trabalhou na área de Marketing da Colgate-Palmolive e foi consultor da Accenture. É integrante do Comitê Aberje de Gestão Cultural e professor de Marketing do curso de Produção Cultural da FAAP.

Associados GIFE

A FAAP autorizou 10% de desconto no valor do curso a colaboradores de empresas, instituições (associações) e fundações associadas do GIFE. Ligue para (11) 3662 7449 e obtenha mais detalhes sobre a parceria.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional