Prêmio ICE 2016 reconhecerá trabalhos acadêmicos sobre Finanças Sociais e Negócios de Impacto

Por: GIFE| Editais| 29/08/2016

Finanças Sociais e Negócios de Impacto são dois conceitos que entraram definitivamente para a agenda do setor social no Brasil. Muitas organizações têm dedicado esforços a reconhecer e incentivar ações nessa linha. Este é o caso do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), que acaba de lançar o Prêmio ICE 2016.

A iniciativa busca incentivar e reconhecer trabalhos acadêmicos sobre Finanças Sociais e Negócios de Impacto. Podem participar alunos de graduação, pós-graduação e mestrado com seus respectivos orientadores, de qualquer curso ou instituição de ensino superior.

Serão aceitas inscrições de trabalhos em formato de artigo científico ou plano de negócio, desenvolvidos individualmente ou em co-autoria (até 3 autores), e que tenham sido apresentados e aprovados como Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, ou trabalhos de Pós-graduação Latu Sensu e dissertações de mestrado Stricto Sensu. Todos os trabalhos devem atender às normas gerais de metodologia científica.

Serão considerados trabalhos que atendam uma ou mais das seguintes premissas: tenham cunho teórico ou prático e estimulam o pensamento crítico; apresentam casos inovadores na prática dos temas em questão; analisam processos políticos, sociais, econômicos, culturais e/ou tecnológicos ligados aos temas; tenham sido parcial ou totalmente publicados anteriormente em jornais, revistas, anais de congressos, ou outro meio de comunicação.

As premiações variam de R$1.500 a R$8.000 e os professores orientadores dos trabalhos vencedores também serão premiados.

As inscrições para esta terceira edição podem ser feitas até o dia 30 de setembro pelo site do prêmio. O regulamento também está disponível neste espaço. A seleção dos melhores trabalhos será realizada por uma comissão julgadora, composta por docentes pesquisadores da Rede NIFS e por especialistas que atuam ativamente nessas áreas.

Os vencedores serão divulgados em dezembro no site do prêmio. Em março de 2017 acontecerá o evento de premiação, com a entrega dos certificados para os participantes da 3ª turma Prêmio ICE 2016 e divulgação da publicação, com todos os trabalhos vencedores.

Sobre os conceitos e o idealizador do prêmio

O ICE é uma organização da sociedade civil, sem fins de lucro, que atua na articulação de líderes e no fomento de iniciativas transformadoras, capazes de gerar impacto social positivo na população de baixa renda.

De acordo com o próprio Instituto, finanças sociais referem-se ao direcionamento de capital público e privado a negócios de impacto ou a ações que utilizam mecanismos financeiros com o compromisso de gerar impacto social com sustentabilidade financeira. Já os negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar benefícios sociais e/ou ambientais ao mesmo tempo em que provêem resultado financeiro positivo e de forma sustentável.  Em geral estão formalizados como associação, fundações, cooperativas ou empresas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional