Projeto da Fundação Iochpe leva qualificação profissional a jovens mexicanos

Por: GIFE| Notícias| 04/07/2014

Mais uma tecnologia social brasileira está sendo exportada. O Formare, iniciativa da Fundação Iochpe focada na capacitação profissional de jovens, a partir da parceria com a Maxion Wheels, chega ao México, na cidade de San Luis Potosí.

Com uma trajetória de mais de 25 anos no Brasil, o Formare oferece cursos de educação, qualificação e capacitação profissional para jovens de baixa renda, buscando facilitar a conquista do primeiro emprego. Seu modelo é adaptável a diversos ambientes empresariais e utiliza os funcionários voluntários como educadores. No México, assim como no Brasil, os jovens participarão das aulas nas dependências da empresa.

“A operação no México será muito parecida à que temos aqui no Brasil. Ou seja, o curso também será ministrado por educadores voluntários, colaboradores da unidade, que atuarão como multiplicadores de conhecimento para estes jovens, também selecionados na faixa de baixa renda da população local. As disciplinas mesclarão conteúdo teórico e prático preparado e desenvolvido pela Fundação Iochpe, traduzidos para o espanhol. Já o acompanhamento da qualidade dos processos e a certificação do curso ficará a cargo da Universidad Tecnológica que assumirá, em San Luis Potosí, o papel desempenhado aqui pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)”, afirma Beth Callia, coordenadora geral do projeto Formare da Fundação Iochpe.

No Brasil, o projeto acontece em 12 estados e conta com 56 empresas parceiras, 84 escolas e 3.360 educadores voluntários. Por ano, são 1.680 jovens em formação e, ao todo, cerca de 15 mil jovens já foram capacitados.

No México, a pedra fundamental do projeto, na futura unidade da fábrica da Maxion Wheels, foi inaugurada no dia 29 de maio.

 Participaram da cerimônia Carlos Shiguetomi (reitor da Universidade Tecnológica de San Luis), Roxana Santiago (diretora acadêmica da mesma instituição), Cesar Lara (secretário do exterior da Federação Estatal CROM), Sergio Bardini (diretor de operações para as Américas da Maxion Wheels), David Garcia (gerente da planta), entre outros.

O México possui uma realidade bastante parecida com a nossa, com indicadores sociais que se assemelham e igualmente com demanda por pessoas qualificadas para o mundo do trabalho. A experiência tem tudo para dar certo por conta do know-how adquirido e pelos caminhos que percorremos até aqui. O desafio, portanto, vai ser traduzir esta segurança construída numa operação exitosa, o que promete acontecer”, conclui.

Para saber mais sobre o projeto Formare, acesse o site da Fundação Iochpe.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional