Fundo internacional recebe projetos para conservação de espécies ameaçadas

Por: GIFE| Editais| 13/02/2017

Foto: divulgação | Projeto Tamar

O Fundo de Conservação de Espécies The Mohamed bin Zayed, criado para fornecer financiamento para iniciativas de conservação de espécies em risco de extinção, recebe propostas de projetos relacionados ao tema.

Com enfoque global, o fundo é direcionado a iniciativas de conservação de espécies de plantas, animais e fungos. Além disso, é voltado para o reconhecimento de líderes no campo ambiental e para a elevação dos debates sobre a questão.

Nesta seleção, o valor máximo do subsídio concedido será de US$ 25 mil, aproximadamente R$ 80 mil. As propostas devem ser focadas em conservação de espécies que estão ameaças de extinção. Para avaliar se determinada espécie encontra-se nessa categoria, o fundo utilizará a Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature como referência primária para o estado de conservação de uma dada espécie.

A Lista Vermelha da IUCN foi criada em 1964 e é o maior inventário global do status de conservação de espécies animais, vegetais e de fundos. Caso o projeto envolva uma espécie não contemplada na lista, o Fundo utilizará outros métodos de avaliação e a apresentação de dados quantitativos para confirmar o status de uma espécie.

 

Inscrições

As propostas serão avaliadas pelo Conselho do Fundo de Conservação de Espécies The Mohamed bin Zayed, que encaminhará suas recomendações ao corpo diretivo da Fundação. O fundo trabalha com três ciclos de inscrições de propostas. O primeiro ciclo tem as inscrições encerradas em 28 de fevereiro e as propostas analisadas terão uma devolutiva entre abril e maio.

As propostas inscritas até 30 de junho receberão uma resposta até setembro e, os projetos submetidos até 31 de outubro, devem ter um retorno da entidade no final de dezembro.

Os projetos devem ser submetidos em inglês por este link. Todos os critérios de elegibilidade estão disponíveis aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional