Prorrogadas as inscrições para o Prêmio ICE 2016

Por: GIFE| Notícias| 19/12/2016

As inscrições para a 3ª Edição do Prêmio ICE – Finanças Sociais e Negócios de Impacto foram prorrogadas até 31 de janeiro de 2017, alinhado ao cronograma dos cursos de graduação e pós-graduação do país.

A iniciativa é realizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na articulação de líderes e no fomento de iniciativas transformadoras, capazes de gerar impacto social positivo na população de baixa renda.

Prêmio ICE reconhece trabalhos acadêmicos que tenham negócios de impacto e finanças sociais como principal tema. Ele é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação ou  mestrado de qualquer curso ou instituição de ensino superior do Brasil. Os inscritos devem indicar seus respectivos orientadores, que também serão premiados caso o aluno tenha o trabalho reconhecido.

De acordo com o instituto, iniciativas em finanças sociais referem-se ao direcionamento de capital público e privado a negócios de impacto ou a ações que utilizam mecanismos financeiros com o compromisso de gerar impacto social com sustentabilidade financeira. Já os negócios de impacto são empreendimentos que têm a missão explícita de gerar benefícios sociais e/ou ambientais ao mesmo tempo em que oferecem resultado financeiro positivo e de forma sustentável.  Em geral estão formalizados como associação, fundações, cooperativas ou empresas.

“A academia tem um importante papel na formação de profissionais interessados em atuar gerando impacto social positivo. Além disso, pode contribuir para a consolidação de conceitos e parâmetros de impacto e na elaboração de casos de sucesso”, diz Célia Cruz, diretora executiva do ICE.

Em sua terceira edição, o Prêmio ICE traz uma série de novidades como a criação de uma nova categoria para alunos e orientadores de graduação, voltada para planos de negócio, e a edição de uma publicação com os trabalhos vencedores. O valor da premiação varia de R$ 1,5 mil a R$ 8 mil e deverá ser utilizado pelos alunos e orientadores para investir em sua formação.

Inscrições e regulamento

As inscrições para esta terceira edição podem ser feitas pelo site do prêmio.  O regulamento também está disponível neste espaço. A seleção dos melhores trabalhos será feita em fevereiro por uma comissão julgadora composta por docentes pesquisadores que participam da Rede Negócios de Impacto e Finanças Sociais (NIFS) e por especialistas que atuam ativamente na temática. O anúncio dos vencedores será em março, e o evento de premiação acontece em abril de 2017.

 

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional