Protection International recebe propostas para apoiar grupos de defesa dos direitos humanos

Por: GIFE| Editais| 13/02/2017

Fotografia: divulgação Protect Defenders

A Protection International está com inscrições abertas para propostas de grupos de defesa dos direitos humanos em busca de apoio financeiro. O prazo é 15 de março e os projetos devem ser focados em ações que consolidem as capacidades operacionais de organizações locais de direitos humanos.

A entidade disponibilizará até 130 mil euros para grupos de todo o mundo, com prioridade para cerca de 30 países da África, Ásia e América, incluindo o Brasil. As organizações interessadas em receber o apoio financeiro devem ser formalmente registradas e trabalhar com defensores dos direitos humanos ou grupos vulneráveis ​​por conta de gênero, orientação sexual, foco de atuação – como questões de direitos à terra e anti-corrupção, ou por conta da localização geográfica – como trabalhos realizados em áreas rurais ou de conflito.

O valor do patrocínio solicitado deve ser de, no mínimo, 5 mil euros e, no máximo, 20 mil euros. Os projetos devem ocorrer entre 1º de outubro de 2016 e 30 de setembro de 2017. Para evitar criar um desequilíbrio financeiro nas organizações, o valor solicitado não pode representar mais do que 30% do orçamento anual das entidades solicitantes.

Além disso, as atividades elegíveis ao financiamento devem envolver: criação e manutenção de sistemas de proteção; acompanhamento preventivo para terceiros; capacitação organizacional e criação de sistemas de proteção coletiva; atividades relacionadas com supervisão de equipe; suporte psicossocial; ou outras medidas de bem-estar.

As solicitações de patrocínio individual ou para situações de emergência não serão consideradas elegíveis a receber o apoio financeiro da Protection International, pois já são contempladas em outros editais da Protect Defenders, mecanismo de defesa de organizações dos direitos humanos da União Europeia do qual a Protection International faz parte, juntamente com outras 11 entidades internacionais.

 

Inscrições

Os interessados em participar devem preencher um formulário de inscrição em inglês. Todas as propostas submetidas serão avaliadas por um comitê formado pelo líder da Protection International e assessores externos.

O edital completo pode ser baixado aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional