Publicação sobre gênero é lançada com apoio do GIFE

Por: GIFE| Notícias| 16/12/2013

Já está disponível, no site do GIFE, o guia “”Investimento a favor da inclusão – Equidade para mulheres e meninas””, uma das publicações elaboradas pelo GrantCraft, projeto desenvolvido em parceria com o Foundation Center e o European Foundation Centre.

O objetivo do guia, traduzido para o português pelo GIFE juntamente com o Instituto Walmart – e adaptado com cases brasileiros – é apoiar institutos e fundações na introdução ou no avanço da inclusão das mulheres e meninas por meio do investimento social.

Segundo o relatório anual do Fórum Econômico Mundial, divulgado em outubro de 2013, o Brasil está na 117ª colocação em igualdade salarial entre homens e mulheres, o que o coloca entre os países mais desiguais do mundo. Além da questão salarial, a racial se mistura com os desafios de gênero. Por isso, não se pode dizer que a discriminação afeta apenas as mulheres, uma vez que homens negros estão sujeitos a condições tão ou mais desiguais.

Além disso, também segundo o conteúdo do guia, uma pesquisa sobre os padrões de investimento de diversas fundações, realizada em 2011, revelou que a comunidade das fundações europeias pode desempenhar um papel muito mais decisivo na melhoria da posição de mulheres e meninas em todo o mundo. Com o objetivo de inspirar e ajudar a mobilizar esse potencial, o material investiga como os investidores sociais podem aprofundar seu compromisso de alcançar e capacitar mulheres e meninas, proporcionando estratégias práticas de como integrar esse compromisso em seu trabalho.

De autoria de Helen O’Connell e edição de Andrea Lynch, os organizadores afirmam não ter a intenção de dar instruções ou prescrever soluções, mas sim, incitar ideias, estimular discussões e sugerir possibilidades.

Nesta publicação foram envolvidos, além do GIFE e do Instituto Walmart, o Instituto Avon, o Fundo Elas, o Instituto Consulado da Mulher, o Instituto Sabin, o Fundo Brasil de Direitos Humanos, a AWID, a Fundação Ford, a Fundação Tide Setúbal, a Intel e a Fundação Kellog.

Para obter mais informações e acessar outros materiais, visite a página do GrantCraft.

Aproveite e acesse as publicações do GIFE!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional