Rede Temática Leitura e Escrita de Qualidade para Todos participa de Encontro Internacional de Políticas Públicas

Por: GIFE| Notícias| 13/12/2015

A Rede Temática Leitura e Escrita de Qualidade para Todos, que reúne diversos associados do GIFE para debates e proposições de ações neste campo, marcou presença no I Encontro Internacional de Políticas Públicas – Território Leitor”, promovido de 30 de novembro a 4 de dezembro, pela Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC).

Durante o encontro, agentes políticos, parlamentares e representantes de organizações sociais compartilharam informações e realizações no campo.

Christine Baena Castilho Fontelles, diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo e membro do núcleo coordenador da Rede Temática, esteve presente no encontro à convite do diretor da DLLLB, Volnei Canônica, que participou ativamente do nascimento da Rede no GIFE, quando ainda era coordenador do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A.

A diretora do Instituto Ecofuturo apresentou as ações promovidas pela Rede Temática no dia 02 de dezembro, quando falou ainda sobre o Movimento Brasil Literário, que também faz parte do grupo. Estiveram presentes no encontro outros membros da Rede, como Eduardo Savatore, do Instituto Brasil Solidário, e Adriana Ferrari, presidente da Febab (Federação Brasileira de Biblioteconomia).

Na ocasião, Christine falou sobre a iniciativa de cooperação do investimento social privado no campo e a construção de parcerias público-privadas que vem sendo debatidas e buscadas há anos, destacando a importância deste movimento para fortalecer a agenda no país. “Nos idos do finalzinho do século passado já existiam pessoas e organizações mobilizadas e engajadas por políticas públicas de leitura, literatura e biblioteca há muito tempo. E é inegável  que abriram caminho para o que vivemos hoje, que é a ampliação de espaço de diálogo, cooperação e mobilização por políticas públicas que assegurem a plena inclusão na cultura escrita”, disse.

Como exemplo, Christine citou a escritora Laura Sandroni, de 81 anos, filha de Austregésilo de Athayde, que recebeu da Câmara Brasileira do Livro o prêmio Amigo do Livro, tendo entre suas realizações a criação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 1968, a FNLIJ, que também integra a Rede Temática.

Na avaliação da diretora do Instituto Ecofuturo, o grande mérito do evento foi a promoção de um diálogo mais transversal entre os ministérios (Cultura, Educação e Comunicação), a participação democrática marcada pela presença dos representantes do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) de todo o país, além de parlamentares e organizações não-governamentais com atuação na área.

Segundo ainda Christine, a participação da Rede Temática num espaço como este em Brasília dá um passo importante para atravessar a ponte entre os debates produzidos até então no âmbito da Rede e o debate sobre políticas públicas para o setor que ocorre em Brasília.

“Esse convite relevou o reconhecimento desta Rede como importante interlocutora com a gestão pública. E isto não é pouco, sobretudo lembrando da iniciativa costurada entre o Instituto Ecofuturo e a FTD para lançar a ideia de um Grupo de Trabalho no Congresso Gife em 2012. Ou seja, três anos depois, marcamos esta presença, o que seria impossível se o grupo não tivesse sido constituído e não fosse a tenacidade dos integrantes para que se mantivesse. Logo em 2012 uniu-se à iniciativa o Instituto C&A, depois o Instituto Paulo Montenegro e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, sendo, desde sempre, apoiada pelo GIFE”, ressaltou.

Mais informações sobre a trajetória da Rede Temática podem ser encontradas aqui. Novos encontros estão sendo planejados pelo grupo para 2016.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional