Rumos Itaú Cultural seleciona projetos de arte e cultura pelo país

Por: GIFE| Editais| 12/10/2015

O Itaú Cultural lança mais um edital Rumos, que visa apoiar projetos de arte e cultura do país em três eixos: Criação e Desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), Documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e Pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras).

Poderão concorrer ao edital pessoas jurídicas com sede no Brasil, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), assim como organizações sociais (OS), organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), organizações não governamentais (ONGs), associações de amigos, associações civis, fundações privadas e similares, além de pessoas físicas com idade mínima de 16 anos e coletivos ou grupos, ainda que não constituídos juridicamente.

Os projetos a serem apresentados poderão ser desenvolvidos em qualquer tipo de suporte, formato, área artística ou mídia. O Itaú Cultural informa que não há número mínimo ou máximo de propostas a serem contempladas, pois esta será uma decisão da comissão de seleção, observando o limite orçamentário do programa e os critérios de avaliação dos projetos. Depois de aprovados, os projetos deverão ser realizados em até 36 meses a partir da data do anúncio do resultado.

Todos os trabalhos aprovados na fase de pré-seleção serão avaliados pela comissão de seleção do Rumos Itaú Cultural, considerando alguns critérios como: a. singularidade – criatividade, inovação, experimentação, contemporaneidade; b. relevância – abrangência, efeito multiplicador, potencialidade, referência, representatividade; c. consistência – conceituação, viabilidade. Por fim, o Itaú Cultural irá verificar a viabilidade técnica, financeira e jurídica dos projetos selecionados.

Para tirar possíveis dúvidas ligadas aos processos de inscrição e seleção dos trabalhos, o programa organiza encontros em diversos municípios (clique aqui para ver as próximas reuniões agendadas).

Como participar – As inscrições estão abertas até o dia 6 de novembro. Os interessados em concorrer ao edital devem acessar o site, ler o regulamento e preencher a ficha de inscrição. O resultado da seleção será divulgado até o dia 10 de maio de 2016. Mais informações pelo e-mail: [email protected]

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional