Seminário internacional discute a inovação e a equidade na educação

Por: GIFE| Notícias| 10/10/2016

Nos dias 19 e 20 de outubro será promovido, em São Paulo, o II SIEI – Seminário Internacional de Educação Integral. A iniciativa é uma parceria da Fundação SM e da Fundação Itaú Social, com o apoio da Fundação Roberto Marinho, do Centro de Referências de Educação Integral, do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e do SESC-SP.

Com o tema “Educação Integral e Cidade Educadora: Inovação e Equidade na Educação”, o objetivo do Seminário é criar um diálogo que contribua com o direcionamento de práticas e políticas públicas de Educação Integral que considerem o território como espaço educativo.

O evento contará com uma ampla programação. A plenária de abertura terá como tema a “Educação e a República no Brasil” e seguirá com a apresentação de diversas experiências de políticas públicas no âmbito da Educação Integral, entre elas as desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais.

Vivenciando práticas pedagógicas

Os participantes também terão a oportunidade de vivenciar diferentes práticas pedagógicas, a serem realizadas em vários espaços do entorno do SESC no dia 19. As práticas estão reunidas em seis estratégias: Experimentação, Ensino-aprendizagem na cidade, Letramento e Cultura digital, Participação educativa da comunidade, Personalização e Múltiplas interações.

Entre as propostas está, por exemplo, uma caminhada pelo bairro com a “persona” Dona Veridiana, que discorrerá sobre a sua história, aventuras e curiosidades da vida na cidade de São Paulo em meados do século XIX. A atividade contará com a presença da atriz Mara Heleno e mediação de um historiador.

Ao longo do segundo dia, o seminário promoverá discussões sobre o alcance das inovações e sua efetividade para a transformação da educação e como deve se dar a prática docente na perspectiva da Educação Integral. Entre os convidados estão María de Los Ángeles “Chiqui” González, Ministra de Inovação e Cultura da Argentina; Helena Singer, diretora de Ações Estratégicas e Inovação do Departamento Nacional do SESC; Anna Penido, diretora do Inspirare; Álvaro Marchesi, catedrático de Psicologia Evolutiva e de Educação da Universidade Complutense de Madri; Angela Dannemann, superintendente da Fundação Itaú Social; entre outros.

Como participar – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional