Simpósio debate desenvolvimento infantil

Por: GIFE| Notícias| 13/10/2014

Entre os dias 12 e 13 de novembro será realizada em São Paulo (SP) mais um Simpósio Internacional de Desenvolvimento da 1ª Infância. Durante o evento, especialistas se reunirão para discutir como as potencialidades das famílias podem ser fortalecidas para que elas possam cuidar melhor das crianças.

O simpósio é uma iniciativa anual, organizada pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI) – uma iniciativa colaborativa entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), o Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, o Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, o David Rockefeller Center for Latin American Studies, da Universidade de Harvard, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e o Hospital Infantil Sabará.

O tema da quarta edição será “Fortalecendo as potencialidades dos adultos para que promovam o desenvolvimento das crianças” e, além de colocar em pauta o papel do Estado e da família na promoção do desenvolvimento infantil, abordando as principais discussões em âmbito nacional e internacional, também será discutido como se tem trabalhado para que as famílias exerçam a parentalidade* de forma consciente e satisfatória, explorando cases de trabalhos realizados com famílias.

“Cada vez fica mais claro que não basta olhar para o bem-estar da criança, é necessário orientar, apoiar e empoderar a família para que consiga exercer o papel que a sociedade espera dela, como promotora do desenvolvimento de seus filhos”, explica Eduardo Queiroz, diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Importantes nomes do cenário nacional e internacional, como Norbert Schady, Denise Ratmann Arruda Colin, Maurício Barreto, Alicia Matijasevich, Gina Levinzon, Joan Lombardi e Nisha Patel, já confirmaram presença no simpósio.

Ao longo do evento, além das palestras e painéis, também serão apresentados os resultados de duas pesquisas inéditas, realizadas pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Entre elas uma pesquisa quantitativa que aborda a relação entre pais, filhos e a pré-escola. A outra é um levantamento sobre a reforma da Educação Infantil feita em Portugal e suas possíveis aplicabilidades no Brasil.

O IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância também conta com o apoio da Danone Early Life Nutrition, do Instituto Camargo Corrêa e do Itaú.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site da iniciativa até o dia 26 de outubro. As vagas são limitadas. O evento também será transmitido ao vivo pelo link.

*Parentalidade – conjunto de ações que visam assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento da criança (Hoghughi, 2004). É a principal tarefa de uma geração (pais), de modo a preparar a segunda geração (filhos) para situações físicas, econômicas e psicossociais com que irão debater-se ao longo do seu ciclo de desenvolvimento (Bornstein, 2002).

Serviço:

IV Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Data 12 e 13 de novembro

Horário no dia 12, das 8h30 às 17h30 e no dia 13, das 9h às 17h.

Local Hotel Maksoud Plaza, Alameda Campinas, 150, Bela Vista – São Paulo (SP)

Inscrições – pelo telefone (11) 3595 – 9354 ou pelo site

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Instituto Camargo Corrêa são associados GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional