Telecurso ganha plataforma digital no portal globo.com

Por: GIFE| Notícias| 24/11/2014

O Telecurso é uma tecnologia educacional, reconhecida pelo MEC, que oferece escolaridade básica de qualidade a milhares de brasileiros. A iniciativa, resultado da parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), tem como objetivo diminuir a defasagem idade-ano, além de ser uma alternativa ao ensino regular em comunidades distantes. Por isso, é utilizada como política pública em estados e municípios em todo o país.

Desde o dia 14 de novembro o Telecurso estreou na web como uma nova plataforma digital de educação, no portal www.globo.com. Com isso, a iniciativa busca garantir agilidade no acesso, permitindo que os conteúdos do programa sejam acessados de qualquer lugar, a qualquer momento.

A nova plataforma, uma parceria da Fundação Roberto Marinho com a Globo, conta com atualizações diárias, além de disponibilizar teleaulas, material didático e orientações para quem deseja estudar em sala de aula ou por conta própria. O portal também conta um sistema inteligente de busca e com um acervo de mais de mil vídeos.

“O portal representa um movimento de expansão do Telecurso, já que amplia as possibilidades de acesso, a qualquer hora e de qualquer lugar, às teleaulas e aos conteúdos do Telecurso – via computador, celular ou tablet”, afirma Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho. “É um novo marco do programa que desde 1978 é utilizado na Educação de Jovens e Adultos, como alternativa ao ensino regular em municípios e comunidades dispersas nos territórios e hoje é política pública, adotada em parceria com o MEC, em dez estados para apoiar a solução de um dos mais graves desafios da Educação Básica brasileira: a adequação idade-ano”, conclui.

A migração do Telecurso para uma plataforma digital está alinhada ao movimento de expansão digital que o Brasil vem vivenciando nos últimos anos. Os resultados da TIC Domicílios 2013 – pesquisa realizada entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, em mais de 16 mil domicílios no país – apontaram que mais de 50% da população usa Internet, ou seja, 85,9 milhões de brasileiros.

A pesquisa também mostrou que, em comparação a 2012, o número de domicílios com computador cresceu três pontos percentuais e já representam 49% das residências brasileiras. O estudo também identificou que 31% dos brasileiros com 10 anos ou mais acessaram a internet pelo celular, o que representa 52,5 milhões de pessoas em números absolutos. Esse percentual mais que dobrou nos últimos dois anos: em 2011 era de 15% dos usuários e 20%, em 2012.

“Esta é mais uma demonstração do compromisso da Globo com a Educação. Acreditamos que a expansão para a internet vai oferecer ainda mais recursos e benefícios para o público, complementando a experiência que ele encontrava na TV. Por isso, vamos disponibilizar espaço ao longo de toda a programação para que as pessoas possam conhecer esta nova plataforma de distribuição das aulas”, reforça Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo.

Mais informações sobre a iniciativa e todo o conteúdo do Telecurso podem ser acessados no novo portal.

A Fundação Roberto Marinho é associada GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional