Terça-feira, 16 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 16/09/2003

Crianças passeiam por locais históricos

Cerca de 30 crianças e adolescentes da Associação de Assistência à Criança Santamarense, da Zona Sul de São Paulo, visitarão amanhã (17/9) locais históricos do Centro da cidade. O passeio integra o programa Redescobrindo o Centro de São Paulo, ação desenvolvida pelo Banco Santander Banespa, em parceria com a Fundação Abrinq, cujo objetivo é ensinar aos participantes um pouco da história da cidade em que moram. No roteiro do grupo estão lugares como Praça da Sé, Catedral, Marco Zero, Pátio do Colégio e Solar da Marquesa de Santos. (Diário de S. Paulo, 16/9)

Alfabetização

Com a meta de investir R$ 17,5 milhões em educação até 2009, a Companhia Vale do Rio Doce lançou os projetos Vale Alfabetizar e Tecendo o Saber. O primeiro envolverá 120 mil jovens e adultos de 22 municípios do Pará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Sergipe. Já o segundo está focado nas séries iniciais do ensino fundamental e conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho. As iniciativas atuarão em apoio ao Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal. (A Gazeta-ES, 16/9)

Jovem Investidor

A Associação dos Jovens Empresários e a Bolsa de Valores de Fortaleza lançam amanhã (17/9), na capital cearense (CE), o projeto Jovem Investidor Social – Formação de Clubes de Investimento. O programa, pioneiro no mercado de capitais, tem como objetivo fomentar a cultura do investimento no mercado de ações e, ao mesmo tempo, gerar benefícios sociais, promovendo a responsabilidade social e o exercício da cidadania. (Diário do Nordeste, 16/9)

Fome Zero mundial

Em entrevista, Oded Grajew, assessor especial da Presidência da República, fala sobre a importância do engajamento de empresas para o desenvolvimento social e econômico de toda a sociedade. Grajew afirmou que é possível transformar uma realidade apenas mobilizando empresas e pessoas. O assessor citou como exemplo a parceria firmada entre a Federação dos Bancos (Febraban) e a Articulação do Semi-Árido (ASA) para construção de cisternas no semi-árido nordestino. Segundo Grajew, a previsão é construir cerca de um milhão de poços na região nos próximos quatro ou cinco anos. (Revista IstoÉ, 16/9)

Vem aí o Teleton 2003

A 6ª edição da campanha Teleton está marcada para ir ao ar nos dias 3 e 4 de outubro. Promovida pelo SBT, em parceria com o Instituto Votorantim, OMO e Bradesco, a maratona televisiva busca arrecadar recursos para a construção e manutenção de unidades da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Entre as atrações já confirmadas estão os apresentadores Gugu Liberato e Adriane Galisteu. No ano passado, a campanha arrecadou R$ 16,4 milhões. Para este ano, a meta é repetir o mesmo valor. As colaborações poderão ser feitas pelo telefone (0500 1234505) e pelo endereço eletrônico www.teleton.org.br. (Estado de Minas, Sílvia Herrera; A Gazeta-MT, 14/9)

Sul ganha agenda para a responsabilidade social

Terminou na última sexta-feira (13/9) em Joinville (SC), a II Conferência de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável da Região Sul . Durante o encontro foi elaborada a Agenda Social Sul, documento que prevê a atuação conjunta de empresas, universidades e organizações não-governamentais no desenvolvimento de programas sociais. Segundo os organizadores do documento, a ação irá disponibilizar bancos de projetos com dados sobre as práticas socialmente responsáveis desenvolvidas nos três estados e, na medida do possível, repercutir estes projetos nacionalmente. O documento já ganhou a adesão de empresas de porte como Embraco e Amanco. (A Notícia, 14/9)

Adolescentes voltam a ter vez e voz

Colocando o jovem na condição de protagonista, o programa Guerrilha, fruto de parceria firmada entre a TV Cultura e o Itaú Cultural, tem incrementado as tardes de domingo com informação, participação e cidadania. A atração, apresentada por Anelis Assumpção, é composta por reportagens, música e debates promovidos entre jovens e personalidades que discutem um assunto do dia. Na estréia, os participantes puderam conversar sobre tolerância, participação e cidadania. O Guerrilha vai ao ar às 17hs. (O Estado de S. Paulo, 14/9)

Humor contra a fome

A televisão tem sido um veículo poderoso na promoção da solidariedade. Emissoras como Rede Globo e SBT desenvolvem iniciativas voltadas ao desenvolvimento social, como o Criança Esperança e o Teleton, respectivamente. No último sábado (13/9), o programa A Praça é Nossa, também do SBT, esteve em Brasília (DF) para promover a campanha Combatendo a fome com humor. A iniciativa mobiliza parte do elenco da atração humorística na busca de alimentos que serão doados a fundos sociais locais. Em um ano de estrada, a iniciativa já passou por dezesseis estados e arrecadou 500 toneladas de alimentos. (Correio Braziliense, 14/9)

Parceria leva educação social para crianças

Transmitir noções de saúde, higiene, nutrição e cidadania de uma maneira lúdica e divertida. Esse é o objetivo do projeto Dr. Botica – Educando para a vida, uma parceria entre a Pastoral da Criança, da Igreja Católica e da rede O Boticário. A partir de uma idéia simples, levar conscientização a comunidades de baixa renda com a ajuda de um teatro de dedos, a iniciativa aborda, em pequenos esquetes, assuntos como amamentação, incentivo à leitura e meio ambiente. A ação tem como meta atender cinco mil pessoas somente na Grande Natal (RN). (Tribuna do Norte -RN, 14/9)

Comunidade / Questão de atitude

Inicialmente formulado para oferecer aos jovens uma rede virtual onde pudessem trocar informações e experiências sobre empreendedorismo, educação para valores e protagonismo juvenil, o site soudeatitude.org.br, mantido pela Cipó – Comunicação Interativa, a Save The Children UK, o Instituto Credicard e o Unicef, está passando por reformulação e estará de cara nova a partir de outubro. A intenção é ampliar as práticas já discutidas, criando uma Rede de Monitoramento Amiga da Criança. A ação possibilitará ongs do Brasil inteiro acompanharem políticas públicas relativas à infância e à juventude. (Correio da Bahia, Chico Castro Júnior, 16/9)

Coluna Mônica Bergamo

As empresas Petrobras, BR Distribuidora, Eletrobrás, Bemge, Brasil Telecom, Banco do Brasil, Itaú, BNDES, Correios e Telégrafos e Telefônica foram as dez maiores investidoras em cultura em 2002 no Brasil, via leis de renúncia fiscal. Segundo o Ministério da Cultura, somente duas delas aplicaram pelo menos R$ 143 milhões, ou seja, 10% do orçamento de todo o ministério. (Folha de S. Paulo, 14/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco do Brasil
  • Banco Santander Banespa
  • Bemge
  • BNDES
  • BR Distribuidora
  • Brasil Telecom
  • Companhia Vale do Rio Doce
  • Correios e Telégrafos
  • Eletrobrás
  • Federação dos Bancos (Febraban)
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Instituto Credicard
  • Itaú
  • Itaú Cultural
  • O Boticário
  • Petrobras
  • Rede Globo
  • Save The Children UK
  • SBT
  • Telefônica
  • TV Cultura

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