Terça-feira, 30 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 30/09/2003

Guaraí recebe exposição sobre Oswaldo Cruz

A exposição itinerante Oswaldo Cruz – O Médico do Brasil chegou ontem (29/9) ao município de Guaraí, a 200 quilômetros de Palmas (TO). A mostra, que permanece na localidade até o próximo dia 8, segue ainda para 11 municípios tocantinenses. A iniciativa é desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil em conjunto com a Organização Odebrecht e recebeu, no Tocantins, a parceria da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. (Jornal do Tocantins, 30/9)

Ethos

Serão anunciados hoje, em São Paulo, os seis vencedores do Prêmio Ethos de Jornalismo, a mais conceituada congratulação do jornalismo brasileiro. Serão premiados 18 finalistas, subdivididos em seis categorias. O Ethos de Jornalismo é uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social em parceria com a The Ford Foundation, a Cia. Vale do Rio Doce, a Natura, a BR Petrobras, o Santander Banespa, além do apoio da ABI, da Fenaj, Maxpress, Sesc São Paulo e TAM. ( Zero Hora, 30/9)

Talento cearense

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney Plessmann de Camargo, anunciará, na próxima terça-feira (7/10), em Brasília, os nomes dos vencedores do XIX Prêmio Jovem Cientista. Este ano, o concurso teve como tema Água – Fonte da Vida. A iniciativa, desenvolvida pelo CNPq, conta com a parceria do Grupo Gerdau, da Eletrobrás e da Fundação Roberto Marinho. (Diário do Nordeste; O Estado de S. Paulo, César Giobbi, 30/9 )

Centro Universitário forma primeira turma do Pescar

O Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo (RS), forma, na próxima quinta-feira (2/10), sua primeira turma do Projeto Pescar. A iniciativa, cujo objetivo é capacitar jovens ao mercado de trabalho, ofereceu cursos de Auxiliar Técnico em Informática a jovens de famílias de baixa renda. Segundo Lauro Tischer, reitor do centro universitário, o próximo passo é buscar parcerias para garantir emprego aos alunos. (Correio do Povo – RS, 30/9)

Teleton 2003

A maratona Teleton 2003 terá início na noite da próxima sexta-feira (3/10) e ficará no ar durante 24 horas, no SBT. O montante arrecadado por meio de doações do público será destinado à Associação de Assistência da Criança Deficiente (AACD). Além das atrações apresentadas ao vivo, alguns quadros gravados serão exibidos durante o programa, dentre eles, o Show do Milhão Petrobras Teleton. Entre as personalidades que participarão da campanha estão Sérgio Mamberti, Ziraldo e Daniele Hipólito. A campanha contará ainda com a participação do apresentador Gugu Liberato, que integra o projeto desde 1998. (O Estado de S. Paulo, 30/9; A Tarde-BA, Diário de Pernambuco, 28/9)

Itaú Cultural lança novo site sobre a cultura brasileira

O site www.itaucultural.org.br ganhou nova versão com 3,6 mil verbetes e mais de 12 mil imagens da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais. Além de uma revista de arte digital, a página conta ainda com programações de shows e bate-papos online com artistas e intelectuais. (Jornal do Commercio, 28/9)

Prêmio destaca responsabilidade social da empresa

A Gazeta do Povo e o Instituto RPC foram escolhidos para receber o Selo Casem 2003 de Responsabilidade Social. A premiação, criada pelo Conselho da Ação Social Empresarial da Associação Comercial do Paraná (Casem), tem por objetivo identificar e homenagear empresas e instituições que adotem a responsabilidade social como política de gestão.(Correio do Povo -RS, 28/9)

XII Sueco terá foco na responsabilidade social

Pela terceira vez, a Unimed Cuiabá sediará o XII Sueco – Simpósio das Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins. Nesta edição, o encontro terá como tema central responsabilidade social e cooperativismo. O evento, marcado para os dias 8 e 10 de outubro, irá discutir formas e estratégias de ampliação das ações sociais por parte da iniciativa privada. Dentre os destaques do encontro, está a apresentação de projetos sociais desenvolvidos por atletas do futebol. (A Gazeta-MT, Clarissa Pressoti, 28/9)

Empresas sinalizam

É crescente o número de empresas que estão ampliando os recursos próprios para o investimento em cultura e meio ambiente. Entre as organizações privadas que têm direcionado suas ações de responsabilidade social para esse campo está a Chesf, cujos investimentos em ações culturais deve chegar, até o final deste ano, a R$ 3 milhões. Outra empresa preocupada com a cultura é a operadora de telefonia móvel Tim, que desenvolve, entre suas ações de responsabilidade social, projetos como o Prêmio Tim de Música e o Tim +MPB, além do Ceará Music, que acontece em novembro, em Fortaleza. (Diário de Pernambuco, 28/9)

Empresas solidárias

Estimular o desenvolvimento social e econômico das comunidades em que estão instaladas. Essa tem sido a meta de empresas que vêm dando exemplos de responsabilidade social no interior do estado do Rio de Janeiro. A Companhia Siderúrgica Nacional é uma das organizações privadas que investem na área. A empresa, por meio da Fundação CSN, desenvolve o projeto Garoto Cidadão, iniciativa que beneficia 116 crianças e jovens, com aulas de música, dança e artes plásticas. Atuam ainda no estado, projetos mantidos pela Peugeot-Citroën, que trabalha em parceria com a Fundação Porto Real; e pela Petrobras, cujo investimento em responsabilidade social atingiu, em 2001, R$ 22,5 milhões. (O Dia– RJ, Simone Noronha, 28/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • BR Petrobrás
  • Centro Universitário Feevale
  • Chesf
  • Cia. Vale do Rio Doce
  • Companhia Siderúrgica Nacional
  • Eletrobrás
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação CSN
  • Fundação Roberto Marinho
  • Grupo Gerdau
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Natura
  • Santander Banespa
  • SBT
  • TAM
  • The Ford Foundation
  • Tim
  • Unimed Cuiabá

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional