VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância

Por: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal| Notícias| 15/09/2016

As inscrições já estão abertas! O evento acontecerá dias 7 e 8 de novembro de 2016, em Recife, Pernambuco. Especialistas brasileiros e de outros países vão compartilhar novas reflexões e boas práticas para que os primeiros anos de vida sejam o centro das ações e decisões em nossa sociedade!

O evento é organizado anualmente, desde 2011,  pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), uma iniciativa colaborativa formada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Center on the Developing Child da Universidade de Harvard (CDC), Insper, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard (DRCLAS), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Hospital Infantil Sabará.

Com a mudança no local do evento, que nas outras edições ocorreu em São Paulo, o objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento sobre o desenvolvimento infantil para outras regiões do País. Neste ano, o tema escolhido é “Primeira Infância: Prioridade Absoluta”. “A escolha da temática faz alusão à Lei 13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância, e representa uma oportunidade de debater os principais desafios para sua implementação”, explica o gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo Marino. “É preciso discutir também quais políticas públicas deverão ser prioritárias e quais mecanismos poderiam assegurar a qualidade dessas políticas”, complementa.

Para fazer novas reflexões e mostrar experiências bem-sucedidas nesse sentido, o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), iniciativa colaborativa da qual a Fundação Maria Cecília faz parte, convidou especialistas renomados.

Dentre eles, e já confirmados, estão:

Marcia de Castro, Professora Associada de Demografia na Harvard T.H. Chan School of Public Health e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI).


Isabella Henriques – Advogada e Mestre em Direito das Relações Sociais, Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Diretora de Advocacy do Instituto Alana, onde atua também como coordenadora geral do Projeto Prioridade Absoluta.


Daniel Cara – Doutorando em Educação (Universidade de São Paulo – USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Atualmente é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (desde 2006).


Carla Peterson – Professora no Departamento de Desenvolvimento Humano e Estudos Familiares na Universidade do Iowa (EUA). Atualmente dirige uma avaliação em programas de visitação domiciliar para mães e crianças na primeira infância no estado do Iowa.


Ricardo Paes de Barros – Professor da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper e Economista-Chefe do Instituto Ayrton Senna. É autoridade mundial em questões relacionadas à educação, pobreza, desigualdade e mercado de trabalho e política social.


Patrícia Almeida – Possui graduação em Pedagogia pela UNITAU, Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática.

Os temas das mesas de debate vão desde a formação dos profissionais que atuam com crianças, passam pela advocacy sobre a primeira infância, até a qualidade do serviço oferecido a famílias e aos pequenos como um direito e, por fim, mas não menos importante, o desenvolvimento infantil em contextos de vulnerabilidade.

Não perca tempo e garanta já a sua inscrição, clicando aqui. As vagas são limitadas!

Quer saber como foi o simpósio do ano passado? Então, clique aqui e tenha acesso a palestras e debates.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional