VII Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação acontece em novembro

Por: GIFE| Notícias| 16/11/2015

A Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), em parceria com a Fundação João Pinheiro, a PUC Minas e a Universidade Federal de Ouro Preto, promovem o VII Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA), que será realizado nos dias 25 a 27 de novembro, em Belo Horizonte. A iniciativa conta ainda com patrocínio de associados do GIFE, como a Fundação Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Fundação Banco do Brasil.

O evento tem como objetivo fomentar e compartilhar diferentes tipos de práticas avaliativas, promovendo o debate e o aprofundamento técnico da área de avaliação no Brasil. O tema central desta edição será “Diversidade na avaliação: múltiplos olhares e abordagens” e irá permear toda a programação, que contará com palestras, minicursos, workshops, conferências, painéis e sessões temáticas de apresentação de trabalhos.

A conferência de abertura do seminário ficará por conta de David Crumpton, da Universidade de Maryland (EUA), que irá apresentar as primeiros reflexões sobre tema principal do evento. Já Rômulo Paes, do PNUD, fará a conferência de encerramento sobre “Avaliação de Políticas Públicas no Brasil”.

Entre os sete painéis, o público poderá conferir debates sobre teorias e metodologias de avaliação e a importância e os rumos da avaliação para a transparência e o controle social. Já nas 19 sessões temáticas, serão apresentadas experiências em monitoramento e avaliação nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Infância e Juventude, Políticas Públicas, Advocacy e diálogo político, entre outras.

A Fundação Itaú Social, por exemplo, ministrará um minicurso sobre avaliação econômica de projetos sociais e universidades, como a UFCA, (Universidade Federal do Cariri) apresentará um case sobre jogos em processos avaliativos.

O seminário faz parte das iniciativas promovidas anualmente pela RBMA, uma plataforma que reúne gestores, agentes públicos, órgãos de fomento, professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados na avaliação dos setores público e privado. A Rede tem como missão fortalecer a cultura de monitoramento e avaliação de políticas públicas e programas sociais no Brasil por meio do intercâmbio de experiências e conhecimentos.

A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da RBMA. Mais informações pelos telefones: (51) 3019-2444 e (51) 3024-8404  ou pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional