Alunos de escolas públicas têm melhor desempenho escolar

Por: GIFE| Notícias| 17/04/2006

A Universidade de Campinas (Unicamp) trouxe a público uma pesquisa com conclusões pouco convencionais. Segundo um levantamento da instituição, alunos universitários egressos de escolas públicas têm melhor desempenho escolar.

O estudo aponta que os alunos oriundos de escolas estaduais, menos de 30% do corpo discente da Unicamp, têm médias 5% superiores aos demais – apesar de enfrentarem maiores dificuldades materiais ao longo da permanência na universidade.

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Convest) comparou o desempenho dos 2.829 alunos que ingressaram na Unicamp em 2005. No início do ano, em apenas 4 dos 55 cursos de graduação os estudantes de escolas públicas tiveram, em média, notas superiores aos demais aprovados. No entanto, ao final do primeiro semestre letivo, eles já se encontravam à frente dos colegas vindos de escolas particulares em 29 cursos.

A constatação deu origem ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), iniciativa com o objetivo de tornar o vestibular mais justo e, ao mesmo tempo, mais eficaz como método de identificação dos estudantes de maior potencial. Segundo a proposta, os candidatos que tiverem cursado o ensino médio em escolas públicas têm direito a 30 pontos extras, cerca de 4% da pontuação máxima do vestibular.

O coordenador-adjunto da Convest, o matemático Renato Pedrosa, chegou a seguinte conclusão: “”em geral, para passar no vestibular, os alunos de escolas públicas têm de superar concorrentes que tiveram melhores oportunidades educacionais. São jovens com capacidade de aprendizado acima da média””, explica.

Para saber mais sobre o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social e ter as tabelas com os resultados da pesquisa, basta acessa o site oficial da iniciativa http://www.convest.unicamp.br/vest2006/paais.html.

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