BrazilFoundation abre chamada pública para fortalecimento em médio prazo de Brumadinho, em Minas Gerais

Por: GIFE| Editais| 11/02/2019

Em razão do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), a BrazilFoundation, organização internacional que mobiliza recursos para ações que transformem o Brasil, acaba de lançar uma chamada pública de seleção de projetos que atuem diretamente com as populações da região.

Serão selecionadas entre quatro e seis iniciativas que trabalhem diretamente com pessoas afetadas pela tragédia e incentivar o fortalecimento local em médio prazo.

Os dois níveis de financiamento oferecidos pela chamada mostram quais organizações podem participar e inscrever projetos. No caso do investimento em startups sociais ou Micro Empreendedor Individual (MEI), até R$ 30 mil serão destinados a grupos e coletivos, com a obrigatoriedade de pelo menos um dos membros possuir um registro MEI ou startups com menos de dois anos de formalização.

Já no caso do investimento em projetos e apoio institucional, serão destinados até R$ 60 mil para organizações da sociedade civil com atuação superior a dois anos.

A BrazilFoundation também determinou os escopos em que as ações devem ser desenvolvidas para concorrer ao financiamento. São quatro áreas de atuação: 1. Educação e cultura (com uma diversidade de propostas, entre elas complementação escolar e esportes, formação para o mercado de trabalho, educação financeira e empreendedorismo e qualificação de professores); 2. Saúde e bem estar; 3. Direitos humanos e participação cidadã (como promoção do acesso a direitos, articulação comunitária, advocacy, controle social, fortalecimento de lideranças); e 4. Desenvolvimento socioeconômico (projetos de geração de renda, empreendedorismo, expansão de acesso a mercado, manejo sustentável de recursos, agricultura familiar, fortalecimento de vínculos comunitários).

Seleção

A seleção ficará a cargo da BrazilFoundation e será dividida em três etapas. Na primeira delas, a organização irá considerar critérios como coerência e viabilidade de execução, número de beneficiários, potencial de gerar escala e/ou influenciar políticas públicas, estímulo ao protagonismo local, durabilidade dos efeitos para além da realização das atividades, atuação em rede, entre outros.

Projetos protagonizados por organizações e/ou empreendedores sociais da região terão prioridade na seleção. Já na segunda fase, as organizações finalistas serão comunicadas por e-mail e deverão fornecer alguns documentos comprobatórios, como estatuto da instituição. Por fim, na terceira etapa, as finalistas serão visitadas por uma equipe da BrazilFoundation.

Inscrições

As inscrições, abertas até 15 de março, podem ser realizadas a partir do preenchimento do formulário disponível no site da BrazilFoundation. Todas as regras da chamada podem ser consultadas no mesmo link.

Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou esclarecidas pelo telefone (21) 2532-3029.

A lista com as organizações selecionadas será divulgada em 15 de abril, enquanto o início do apoio está previsto para o mês de maio.


Apoio institucional