”Ciclo Saúde” faz doação de equipamentos e mobiliários para Unidades Básicas de Saúde de São Luís (MA), Cariacica e Colatina (ES)

Por: Fundação Vale| Notícias| 17/01/2022

Equipe do programa usando máscara de proteção posa para foto junto aos equipamentos eletroeletrônicos doados

Equipe do programa usando máscara de proteção posa para foto junto aos equipamentos eletroeletrônicos doados

O “Ciclo Saúde”, Programa que contribui com o aprimoramento da Atenção Básica nos municípios, avançou mais uma etapa de sua implementação no Maranhão e no Espírito Santo neste fim de ano, com a doação de equipamentos e mobiliários. O Programa é uma parceria entre a Fundação Vale, o CEDAPS e as secretarias municipais de saúde. A iniciativa amplia o acesso a serviços nas comunidades por meio do aprimoramento da gestão e do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em São Luís, no Maranhão, três Unidades Básicas de Saúde da região do Itaqui-Bacanga (Centro de Saúde Vila Bacanga, Centro de Saúde Vila Embratel e Centro de Saúde Valdecy Eleuteria Paraíso) receberam 164 itens, entre balanças, aparelhos de pressão infantil e adulto, mesa para exame clínico, sonar, oftalmoscópio, otoscópio, cadeiras, mesa infantil para brinquedoteca, tablet e computador. As entregas foram acompanhadas por representantes da Fundação Vale e da Vale, pela comunidade local, por conselheiros de saúde, agentes comunitários de saúde e profissionais das UBS. Outras cinco UBS da cidade também foram contempladas e estarão recebendo equipamentos ao longo do mês de dezembro.

O “Ciclo Saúde” também teve atuação no Espírito Santo. 30 UBS dos municípios de Cariacica e Colatina receberam cerca de 600 itens, como caixas de vacina, mesas para exame clínico, macas ginecológicas, cadeiras, mesas de escritório e notebooks. Os equipamentos são escolhidos em conjunto com as secretarias municipais de saúde a partir de uma lista estratégica definida pelas equipes do Programa. A avaliação é baseada nos quatro eixos de atuação do projeto: doação de instrumentos de apoio aos profissionais de saúde para aprimoramento do diagnóstico e do atendimento à comunidade; doação de mobiliários e equipamentos voltados à criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento de ações educativas; doação de itens para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho; e equipamentos para informatização da UBS.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional