Coca-Cola Brasil e o Fundo Baobá selecionam projetos focados na cultura e identidade negra

Por: GIFE| Editais| 25/01/2016

Com a proposta de incentivar projetos inovadores focados na divulgação da cultura e da identidade negra no Brasil, a Coca-Cola Brasil e o Fundo Baobá abrem inscrições para o edital “Cultura Negra em foco”. Ao todo, serão destinados R$ 464 mil para 10 iniciativas com este enfoque, desenvolvidas por organizações com ou sem fins lucrativos no país.

Poderão concorrer empreendimentos culturais que incentivem a identidade negra em suas mais diversas linguagens como moda, audiovisual, gastronomia, literatura, teatro, artesanato, serviços, teatro, dança, entre outras.

A ideia é apoiar projetos já existentes, que possam ser alavancados com os investimentos disponíveis, potencializando a qualidade e a abrangência da iniciativa. “Queremos usar cada vez mais o nosso negócio para contribuir com causas relevantes para a sociedade brasileira. Estamos comprometidos em dar voz a quem batalha pela diversidade, ajudando a amplificar a mensagem de quem difunde a riqueza da cultura afro-brasileira e de quem premia iniciativas pró-diversidade”, afirma Pedro Massa, diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil.

Só será permitido apresentar um projeto por organização, com valor máximo de R$ 40 mil. As propostas serão avaliadas por uma Comissão, a partir de critérios de seleção como: a presença de afrodescendentes na coordenação e no desenvolvimento dos projetos; o alcance do impacto dos recursos financeiros no projeto; a potencialidade de impacto do produto no campo de atuação do projeto; sua inovação; e a sustentabilidade da iniciativa.

As entidades pré-selecionadas no aspecto técnico deverão encaminhar seus documentos legais para a conclusão do processo seletivo. O recurso será repassado em duas parcelas: a primeira na assinatura do contrato e, a segunda, após a aprovação do relatório e prestação de contas parcial.

O Fundo Baobá será o responsável por acompanhar o desenvolvimento do projeto e aplicação das verbas. Criado em 2011, o Fundo visa mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoiar projetos pró-equidade racial de organizações da sociedade civil afro-brasileiras, promover a filantropia para a justiça social no país, além de apoiar esforços que contribuam para a sustentabilidade político-financeira destas organizações, mantendo sua contínua capacidade de implantar projetos efetivos.

Inscrições

Os interessados em participar do edital deverão acessar o site e ler o edital completo, preencher o formulário de inscrição e enviar a proposta até o dia 13 de março para o e-mail: [email protected]. A divulgação dos resultados será no dia 14 de abril no site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional