Cultura e mudanças climáticas são tema de premiação internacional

Por: GIFE| Editais| 12/12/2016

A cultura pode ajudar a reduzir os impactos das mudanças climáticas? O Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB) acredita que sim e adotou o tema como mote da segunda edição do Prêmio Internacional da Inovação Cultural. A premiação busca fomentar a discussão do papel da cultura e das instituições culturais na resolução do problema de ordem ambiental e climática.

As inscrições para premiação vão até o dia 31 de janeiro de 2017. O prêmio, que oferecerá ao vencedor o valor de 20 mil euros, cerca de R$ 70 mil, é voltado para pessoas físicas maiores de 18 anos ou instituições e organizações sem fins lucrativos de qualquer país. Além do aporte financeiro que deverá ser utilizado para ampliar o projeto, o trabalho vencedor será exibido na exposição “Después del fin del mundo”. Ela esta prevista para ocorrer em outubro de 2017, na sede do CCCB, em Barcelona.

Os organizadores do prêmio propõem três maneiras para que os interessados desenvolvam os projetos usando o âmbito cultural para abordar as mudanças climáticas: 1. Terceira Cultura, que inclui propostas que explorem os vínculos entre artes, ciências, humanidade e tecnologia; 2. Propostas Educativas, abrangendo iniciativas e ideias para impactar educadores, jovens e suas famílias por meio de novos formatos pedagógicos; e 3. Inovação Cidadã, incluindo novas plataformas e ferramentas de participação coletiva para a transformação social.

As propostas serão avaliadas de acordo com o grau de inovação, conexão de formatos e métodos, impacto real do projeto, viabilidade de proposta, relação com o público e sustentabilidade da ação.

Uma comissão técnica avaliará todos os inscritos e selecionará 10 finalistas, que serão divulgados em 25 de abril de 2017. Os projetos selecionados farão uma apresentação final a um júri em Barcelona, em junho.

Inscrições

Os interessados podem fazer a inscrição gratuita pelo site: https://innovation.cccb.org/home. Os documentos do cadastro devem ser enviados em inglês, espanhol ou catalão. O edital completo pode ser conferido aqui e, em caso de dúvidas, é possível encaminhar um e-mail para: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional