Cursos gratuitos para preparar educadores para os novos desafios

Por: GIFE| Notícias| 09/08/2021
cursos gratuitos

A pandemia evidenciou ainda mais a importância dos professores para o aprendizado de milhares de crianças e jovens brasileiros, sobretudo diante de escolas fechadas. Assim, é fundamental que os educadores possam ampliar e desenvolver novas  competências, práticas e formas inovadoras de ensino, para que ofereçam os conteúdos da melhor forma aos estudantes, incentivando a busca por conhecimento.

O redeGIFE selecionou alguns cursos gratuitos que podem beneficiar os profissionais da educação neste momento. Confira.

Localizando os ODS nos municípios
As videoaulas, disponibilizadas semanalmente e de forma gratuita no Youtube, trazem teoria e práticas sobre cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com apresentação de cases. O objetivo é que gestores municipais encontrem dicas e novos caminhos para compreender como os ODS podem ser contemplados em todas as ações desenvolvidas nos territórios. Saiba mais.

Libras online e gratuito
A startup brasileira Kultivi está lançando um curso completo de Língua Brasileira de Sinais para possibilitar que pessoas com deficiência auditiva e ouvintes se comuniquem com mais facilidade, abordando desde conhecimentos básicos até os mais avançados. A iniciativa representa um passo importante para inclusão e acessibilidade, principalmente no âmbito escolar. Confira.

Meio Ambiente
A plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica, oferece cinco cursos: biomas brasileiros, Antártica, preservação das águas, plantas medicinais e cultivo de frutas. As formações visam capacitar os professores para que possam engajar os estudantes nas temáticas. Leia na íntegra.

Ensino híbrido: como fazer na minha escola?
Fruto da parceria entre Nova Escola, ProFuturo, Fundação Lemann, Instituto Natura e Instituto Sonho Grande, o curso busca ajudar professores e gestores a implementar caminhos para recuperar os processos de aprendizagens dos estudantes, considerando os efeitos da pandemia. São explorados diferentes modelos de ensino híbrido, além de debates e exemplos sobre adaptações de estratégias para aulas presenciais, parcialmente presenciais ou remotas. Saiba mais.

Mobilidade e cidadania
A partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o curso oferece cinco conteúdos sobre mobilidade para os professores dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Uma parceria da Nova Escola com a Fundação Grupo Volkswagen, o projeto pretende instruir educadores sobre a temática da mobilidade urbana, apresentando conceitos e ferramentas para que possam trabalhar o tema em aula com os alunos. Confira.


Apoio institucional