Ecofuturo divulga dados sobre as Bibliotecas Comunitárias implantadas pelo Instituto

Por: InstitutoEcofuturo| Notícias| 02/03/2020

Com 117 Bibliotecas Comunitárias implantadas em 12 estados – por meio de parceria com a iniciativa privada, comunidade e poder público local – o Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, divulgou esta semana dados da última pesquisa de monitoramento, realizada em 2019 com as unidades da rede.

Mais de 80% das Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo participaram do levantamento, que constatou que, em um ano, 684 mil atendimentos foram realizados no total. A pesquisa online é feita anualmente e tem como objetivos monitorar os principais resultados das bibliotecas e aprimorar as atividades desenvolvidas, além de identificar oportunidades de melhoria e unidades que necessitam de assistência técnica.

O resultado mostrou também que os leitores da rede são, majoritariamente, crianças e jovens: do público atendido, 71% foram crianças entre 7 a 14 anos, e 24% jovens de 15 a 24 anos. Além disso, cerca de 4 mil pessoas com deficiência utilizaram as bibliotecas, que emprestaram mais de 100 mil livros acessíveis – obras adaptadas com tecnologias que permitem ampliação de caracteres ou impressão em braile, por exemplo.

A pesquisa revelou ainda que as Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo são, de fato, espaços utilizados para ações de incentivo à leitura: 79% realizaram outras atividades além do empréstimo de livros, como concursos de redação, clubes do livro, exposições literárias e até “acervo itinerante”, levando livros para outros locais no município, uma vez que 41% das bibliotecas estão implantadas dentro de escolas públicas – mas sempre com acesso independente para atender também à comunidade do entorno.

Sobre o acervo, as bibliotecas possuem, em média, 5.400 livros e, entre os gêneros mais lidos estão o infantil, romance, conto e poesia. Para saber mais sobre o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, acesse www.ecofuturo.org.br/bc.

“Acreditamos que a educação de qualidade é fundamental para formação de cidadãos mais responsáveis e participativos na transformação da sociedade. E sabemos que um dos principais obstáculos para leitura no País ainda é a democratização do acesso ao livro, por isso investimos há 20 anos na implantação de bibliotecas, prioritariamente em escolas públicas, e abertas à comunidade. Também oferecemos cursos gratuitos a educadores do município e moradores da região, durante o processo de implantação, focado em promoção de leitura, para que a biblioteca seja realmente um espaço vivo. Esses dados mostram que estamos no caminho certo”, afirma Vanessa Espíndola, analista de sustentabilidade do Instituto Ecofuturo e responsável pelo projeto.

Publicado por: Instituto Ecofuturo


Apoio institucional