Ecofuturo lança plataforma de ensino a distância

Por: InstitutoEcofuturo| Notícias| 09/10/2020

Publicado por: Instituto Ecofuturo

O Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, lançou uma plataforma de ensino a distância, inicialmente, exclusiva para integrantes de iniciativas relacionadas à leitura e educação do Instituto e da Suzano, com o objetivo de fortalecer a relação com e entre os participantes e promover o conhecimento. O primeiro curso foi disponibilizado para profissionais que atuam na rede de Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo e, também, em bibliotecas dos municípios atendidos pelo Programa Suzano de Educação. As aulas são integralmente online e cotam com alguns encontros ao vivo, que acontecem por videochamada.

A ideia de oferecer a formação remota surgiu a partir de demandas identificadas durante o monitoramento da rede de bibliotecas implantadas pelo Instituto, que acontece anualmente e visa acompanhar os principais resultados e desafios das unidades, além de aprimorar as atividades desenvolvidas. A partir da educação a distância será possível levar o conteúdo a diversas regiões do País, simultaneamente, além de promover conexões e a troca de experiência entre os participantes dos projetos.

O primeiro módulo do curso, com o tema “Gestão de Bibliotecas”, teve início em agosto e possui cinco blocos. Já o segundo, que começará em 12 de outubro, Dia Nacional da Leitura – data oficializada em 2009 por iniciativa liderada pelo Ecofuturo –, será sobre “Mediação de Leitura” e se divide em sete blocos. Ambos contam com o acompanhamento de especialistas nos temas.

“Estamos felizes com esse piloto e com a oportunidade de contribuir para a renovação do conhecimento dos integrantes das iniciativas de educação do Ecofuturo e da Suzano. A nossa plataforma EAD foi desenvolvida com uma metodologia que possibilita nos colocar em realidades e experiências distintas, mesmo com a distância, o que enriquece a discussão e a troca de saberes. A ideia é, posteriormente, ampliar o uso da plataforma e a oferta de cursos”, afirma Vanessa Espíndola, analista de sustentabilidade do Instituto. Ecofuturo.

A primeira formação, que reúne 50 alunos, foi construída com foco em um processo humanizado, e que busca aproximar os participantes mesmo estando em um ambiente 100% virtual. Além de contemplar podcasts respondendo dúvidas e comentários entre as aulas, foi criado um grupo, em um aplicativo de mensagens instantâneas, para trocas de conteúdo, dicas e bate-papo. Ao final do curso, todos que concluíram os módulos e realizaram as atividades propostas ao longo da formação, receberão certificados.

“Não temos palavras para agradecer por tanto empenho em nos atualizar. Hoje sabemos o caminho que estamos seguindo e aprendemos também sobre os obstáculos, o que é ótimo, pois só se aprende na prática. A capacitação tem nos deixado mais confiantes”, comenta Ana Flávia Nascimento Lopes, auxiliar de biblioteca da unidade de Belterra, no Pará.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional