Edital busca propostas para desenvolvimento do entorno das empresas do grupo Invepar

Por: GIFE| Editais| 15/10/2018

Estão abertas as inscrições do Edital de seleção de projetos sociais incentivados do Instituto Invepar. A iniciativa, do Instituto Socioambiental Invepar e das empresas do grupo Invepar – Linha Amarela S/A (LAMSA-RJ), Concessionária Litoral Norte (CLN-BA), Concessionária Auto Raposo Tavares (CART-SP) e MetrôRio – tem como objetivo selecionar e apoiar propostas socioculturais e esportivas que contribuam para a promoção do desenvolvimento dos territórios onde as empresas estão presentes.

São exemplos de ações que podem ser desenvolvidas: valorização da cultura local; incentivo ao empreendedorismo; estímulo do protagonismo para o desenvolvimento comunitário e da economia solidária; e promoção de condições de empregabilidade de jovens e adultos com estratégias de aumento da escolaridade, profissionalização, conquista do primeiro emprego e recolocação no mercado de trabalho.

Estão aptas a participar as propostas desenvolvidas em áreas ao redor de empresas do grupo Invepar como em Bauru (da Concessionária Auto Raposo Tavares); nos municípios de Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde, Jandaíra e Lauro de Freitas (da Concessionária Litoral Norte); no município do Rio de Janeiro, prioritariamente no Complexo da Maré e outras regiões (da Linha Amarela S.A) e regiões do entorno das linhas 1, 2 e 4 do Metrôrio.

Além de atuar nessas regiões, é necessário que os projetos estejam aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e leis municipais de incentivo à cultura e ao esporte e tenham duração máxima de um ano.

A habilitação dos projetos ficará a cargo de técnicos do Instituto Invepar, enquanto a seleção será feita por uma comissão técnica, que levará em conta critérios como: resposta a necessidades objetivas das comunidades, articulação com a comunidade, objetivos claros, metodologia definida, cronograma e orçamento compatíveis, experiência da organização e de seus dirigentes na área do projeto, entre outros.

Vale ressaltar que serão priorizados projetos que tenham empreendedorismo e apoio à gestão pública como temas transversais e que atuem prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Caberá à organização do edital escolher se o valor transferido aos projetos selecionados será total ou parcial em relação ao orçamento solicitado.

Os responsáveis pelas propostas selecionadas deverão encaminhar relatórios periódicos ao Instituto Invepar, informando sobre o andamento das atividades, cumprimento ou não das metas previamente estabelecidas, assim como prestação de contas.

As inscrições devem ser realizadas até 18h do dia 19 de outubro no site do edital. Todas as informações sobre o edital estão em seu regulamento disponível neste link.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional