Educação, geração de trabalho e renda e engajamento social são os focos da nova estratégia de atuação do Instituto Alcoa

Por: Instituto Alcoa| Notícias| 24/06/2019

Em seus quase 30 anos de trajetória, o Instituto renova seu compromisso com o desenvolvimento dos territórios em que a Alcoa está presente buscando maior alinhamento com o setor do investimento social privado e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2020, o Instituto Alcoa completará 30 anos com o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

O Instituto realizou, em 2018, um amplo processo de diagnóstico e planejamento, a partir da escuta ativa e colaborativa junto a mais de 120 representantes da sociedade civil, funcionários da empresa, gestores públicos e especialistas em investimento social privado (ISP).

Esse processo apontou caminhos e oportunidades em duas causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa: educação (com foco no Ensino Fundamental) e geração de trabalho e renda, além do incentivo à participação social e ao diálogo como forma de mobilização para o engajamento. “O objetivo é convergir esforços, evitando a dispersão de investimento e buscando um impacto mais significativo, com ações ainda mais alinhadas às políticas públicas e às agendas globais”, diz Fausto Cruz, presidente do Instituto Alcoa.

Educação

Ao longo de sua trajetória, o Instituto Alcoa construiu um sólido legado em seu trabalho sobre a agenda da educação, em consonância com a tendência identificada no setor: a educação tem sido a principal área de atuação do ISP nos últimos 18 anos, de acordo com dados do Censo GIFE.

Realizado desde 2001, o estudo – considerado um dos principais sobre o setor no Brasil –, mostra que mais de 80% dos investidores sociais afirma atuar com o tema, seja por meio do desenvolvimento de ações próprias ou do apoio a iniciativas de terceiros.

Vista como um dos pilares da agenda pública no Brasil e no mundo, a educação é tema do quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) composta por 17 ODS e 169 metas a serem cumpridas pelos 193 países membros até 2030. “Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos” é o que se propõe o quarto Objetivo.

Uma das iniciativas do Instituto nesta causa com amplo impacto nos territórios é o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, cujo principal objetivo é aproximar escolas e comunidades, unindo pessoas e instituições em prol de transformações locais positivas. Para isso, o programa promove pedagogias inovadoras, incentiva a realização de projetos comunitários e convida toda a comunidade escolar e seu entorno para relações dialógicas, baseadas na cooperação.

Em 2019, esse trabalho ganha ainda mais força com o direcionamento de esforços e convergências de ações para essa causa.

Geração de trabalho renda

Geração de trabalho e renda é a segunda frente de atuação que ganhará mais força, tendo em vista sua importância na vida dos indivíduos. “O período da juventude e da vida adulta é marcado pela necessidade de inclusão laboral. E o estímulo à inclusão produtiva, via empreendedorismo ou formação profissional, é um disparador do desenvolvimento territorial”, ressalta Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa.

Nesta frente, o Instituto acaba de lançar um novo edital do Programa de Apoio a Projetos, direcionado para iniciativas focadas nesta causa, assim como em Educação, especialmente em Ensino Fundamental.

Mobilização e engajamento

Por fim, a terceira frente diz respeito à mobilização e ao engajamento, que estimula a participação social para a transformação efetiva dos territórios e tem no voluntariado seu alicerce.

Nos últimos anos, o Instituto mobilizou centenas de voluntários, que dedicaram milhares de horas a ações que beneficiaram pessoas e instituições nas comunidades de atuação da Alcoa. Só em 2018, foram cerca de 600 voluntários, que dedicaram mais de 4.000 horas, beneficiando cerca de 28.000 pessoas.

Em 2019, o Instituto pretende fortalecer as iniciativas de voluntariado, assim como ampliar a disseminação de informações e conhecimentos sobre as causas nas localidades, além de fortalecer as parcerias locais com um engajamento mais ativo dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias existentes nas três localidades.

Articulação com o ISP

Uma atuação conjunta e sistêmica, envolvendo organizações da sociedade civil, gestão pública e outras instituições do setor do Investimento Social Privado, está entre as premissas desse novo marco estratégico do Instituto na missão de ajudar a transformar a vida nos territórios em que atua.

“Estamos interessados na construção conjunta de estratégias de desenvolvimento territorial com outros investidores sociais e alinhados às políticas públicas”, observa Tatiana Bizzi, gerente de programas do Instituto Alcoa, ressaltando o movimento da organização em estar presente de forma mais ativa neste ano nas iniciativas do GIFE e buscando articulação com movimentos do setor, como o Educação Já.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional