Encontro internacional discute prática da filantropia para a justiça social e comunitária

Por: GIFE| Notícias| 23/06/2015

Já estão abertas as inscrições para o Encontro Internacional – Rede de Fundos Independentes para a Justiça Social, que será realizado de 8 a 10 de julho no Rio de Janeiro. A proposta do evento será disseminar o conceito e a prática da filantropia para a justiça social e comunitária, reunindo profissionais que trabalham com organizações sociais, redes e filantropos.

A Rede, criada em 2012, é uma organização informal que reúne hoje dez fundos. Os membros são organizações doadoras de recursos (grantmakers) e já apoiaram, na última década, mais de 11 mil projetos em diferentes regiões no Brasil e América Latina, a partir de linhas de atuação independentes que tratam temas como equidade racial, protagonismo feminino, direitos humanos, sustentabilidade ambiental.

O primeiro dia do evento contará com o debate “Fatos sobre a filantropia de justiça social no Brasil e o mundo”, com a presença de André Degenszajn, secretário-geral do GIFE, e de Lucia Carrasco, da International Network of Women’s Funds (INWF). Já no dia 09, o painel “Comunicação é um direito humano” será ministrado pelo fotojornalista brasileiro João Ripper, especializado em direitos humanos e fellow Ashoka.

No último dia do encontro, será promovida uma conversa em torno do tema “Filantropia de justiça social: inovações e transformações”, com a participação de Chris Harris, da Philanthropy for Social Justice and Peace; Ana Valeria Araújo, do Fundo Brasil de Direitos Humanos; Amalia Fischer, do Fundo Elas; Lori Villaroa, da Philanthropies for Racial Equity; Nilcéa Freire, da Fundação Ford; e André Degenszajn, do GIFE.

Para finalizar o encontro, aconterá um diálogo sobre “Fundação Comunitária: Uma forma de fazer filantropia”, com Avila Kilmurray, da Global Fund for Community Foundation/Global Alliance for Community Foundations; e gestores das fundações comunitárias existentes no Brasil: Graciela Hopstein, Instituto Rio; Regina Cabral, do Instituto Baixada; Anderson Giovani, do Icom; e Beto Vilela, da Taboa.

O encontro terá, ainda, diversos momentos de dinâmicas de grupo e espaços criativos para discussão e troca de experiências.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição no site do encontro. Para mais informações ou dúvidas, envie e-mail para: [email protected]. O encontro será na FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Avenida Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ).

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional