FAO oferece cursos sobre gestão de projetos, políticas de segurança alimentar e agricultura urbana

Por: GIFE| Notícias| 17/07/2017

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), por meio do Núcleo de Capacitação em Políticas Públicas, organismo do escritório regional da agência da ONU, está com inscrições abertas até 30 de julho para três cursos online: monitoramento e gestão, agricultura urbana e periurbana, e políticas de segurança alimentar e nutricional na América Latina e no Caribe.

As formações são direcionadas a profissionais de instituições governamentais, não-governamentais e acadêmicas, que trabalham com projetos de desenvolvimento na América Latina e no Caribe. Todos os cursos serão realizados no segundo semestre deste ano, em plataforma virtual, com orientação de um tutor, em espanhol. Para cada curso há um número limite de 50 inscritos e tempo de duração diverso, variando de 10 a 13 semanas.

O curso ‘Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina e Caribe’ tem como proposta reforçar as capacidades dos participantes para a gestão (análise, formulação, monitoramento e avaliação, execução) de políticas, programas e projetos relevantes de alimentação e segurança nutricional para a realidade regional e desafios emergentes. Ao longo do curso, serão abordadas temáticas como: o direito à alimentação adequada; quadro conceitual e evolução da segurança alimentar e nutricional; o acesso a alimentos na América Latina e no Caribe; desafios para garantir a segurança alimentar e nutricional; métodos de medição de segurança alimentar e nutricional; entre outros.

Já a formação ‘Agricultura urbana e periurbana como uma ferramenta para a Segurança Alimentar e o Desenvolvimento Municipal’, visa ajudar os participantes a desenvolverem um projeto abrangente em zonas urbanas de agricultura, nutrição e recuperação sócioeconômica das populações em condições de vulnerabilidade em nível municipal, aplicando os conceitos e metodologias apropriadas. A proposta é apresentar também tecnologias que possam incrementar de maneira sustentável a produção de alimentos na agricultura familiar urbana, inclusive discutindo formas de comercialização destes produtos.

Por fim, o curso de ‘Monitoramento Avaliativo de Projetos usando os Enfoques de Gestão por Resultados (EGR) e de Marco Lógico (EML)’ abordará a metodologia de acompanhamento desenvolvida pela FAO para países latino-americanos e caribenhos. O sistema visa ajudar a melhorar qualitativa e quantitativamente a implementação, a gestão e avaliação de projetos para a obtenção de resultados. A abordagem de EGR e EML é, cada vez mais, utilizada pelos governos da região, organismos multilaterais e agências de cooperação para o desenvolvimento de projetos. Os participantes irão trabalhar com base em um projeto de interesse durante todo o curso para que possam aplicar os conceitos e ferramentas apresentadas.

Inscrições

Para participar das formações é preciso fazer a inscrição pelo site (clicando aqui). Outras informações podem ser obtidas diretamente junto à equipe do núcleo pelo e-mail: [email protected] ou telefone: (+56) 229 232 249.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional