Fundação Aperam Acesita lança edital de seleção de projetos

Por: GIFE| Editais| 29/06/2015

A Fundação Aperam Acesita está com inscrições abertas para a quarta edição do seu Edital de Projetos, que tem como proposta incentivar o desenvolvimento de iniciativas sociais que propiciem a melhoria das condições de vida das comunidades localizadas nas áreas de atuação da Aperam South America.

Desde sua criação, a iniciativa já beneficiou mais de 2.800 pessoas, com um total de 27 projetos selecionados nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha. Neide Morais, coordenadora de projetos da Fundação, destaca a importância da estruturação do edital, que trouxe mais transparência à seleção e apoio aos projetos até então enviados à organização. “Entendemos que trata-se de um processo mais democratico e propicia uma maior participação das iniciativas da comunidade, pois nos permite ter acesso a oportunidades que até então não conhecíamos na região”, destaca.

A Fundação apoia, a cada edição do edital, uma média de 12 projetos, com foco em pelo menos uma das seguintes áreas: práticas de educação, formação e informação; valorização do gênero e juventude; inclusão social; práticas ambientais e ecológicas; qualificação profissional e geração de renda. As propostas devem ter um valor de até R$ 12 mil e prazo de execução de até nove meses.

Os projetos encaminhados serão avaliados por um comitê, tendo como critérios ítens como: alinhamento da iniciativa às diretrizes e linhas de atuação do edital; análise do contexto no qual o projeto se insere; organização e apresentação das informações relativas as ações do projeto; consistência da proposta; adequação orçamentária; viabilidade das ações propostas, no plano econômico e social; sustentabilidade dos processos; e relevância / impacto para o público beneficiário.

É essencial que o proponente apresente um projeto que  traga de fato uma demanda daquela comunidade. Além disso, as organizações devem ter conhecimento prévio sobre o assunto e uma equipe preparada para desenvolver as ações previstas. Por fim, demonstrar a capacidade de articulação com outros parceiros será um diferencial”, comenta Neide.

Segundo a coordenadora da Fundação, um resultado importante alcançado pelo edital está no processo educativo junto às organizações participantes, tendo em vista a necessidade de se estruturar internamente, assim como as suas iniciativas, para concorrerem ao apoio oferecido pela Fundação. “Com isso, elas ficam, inclusive, melhor preparadas para buscar outros parceiros para suas ações”, pondera.

Para participar do edital, os interessados devem acessar o regulamento no site e enviar o material até o dia 14 de agosto. A análise e seleção das propostas serão realizadas no período de 17 de agosto a 25 de setembro. A divulgação do resultado irá acontecer a partir de 28 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected],

A Fundação Aperam Acesita é associada do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional