Fundação Nexans recebe inscrições para apoiar projetos que combatem insegurança e pobreza por meio do acesso à energia

Por: GIFE| Notícias| 02/02/2018

Estão abertas até o dia 10 de abril as inscrições para o edital anual da Fundação Nexans, cujo objetivo é apoiar projetos que combatam a insegurança e a pobreza no mundo por meio do acesso à energia. Serão financiadas propostas no valor de até 30 mil euros (cerca de R$ 170 mil).

Podem participar OSCs e associações sem fins lucrativos. Dentre os principais critérios de seleção, destacam-se: necessidades de comunidades que sofrem insegurança energética; impacto nas comunidades envolvidas; número de beneficiários envolvidos; objetivos concretos conduzidos com finalidade de promoção de sustentabilidade e autonomia; e o respeito aos direitos humanos.

Segundo informações da Nexans, já foram apoiados 67 projetos, desenvolvidos com 39 organizações em 30 países, desde a criação da Fundação em 2013, grande parte deles na África. O primeiro projeto desenvolvido no Brasil foi selecionado no edital do ano passado, e será realizado em parceria com a Ecoa, localizada em Campo Grande, MS.

O projeto promoveu a implantação de uma usina de geração de energia solar para a Comunidade de Barra do São Lourenço, que fica a 216 km de rio da cidade mais próxima, Corumbá, na fronteira entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bolívia. Grande parte da população usa vela ou lamparina, e os pescadores fazem uso intenso de sal para conservação do pescado, principal fonte de alimento e renda da comunidade. O projeto inclui ainda a capacitação de monitores e a sensibilização da comunidade quanto à operação do sistema.

Inscreva-se

O formulário de inscrição está disponível aqui, no site da Fundação Nexans.


Apoio institucional