Fundação Volkswagen comemora 35 anos de atuação

Por: GIFE| Notícias| 08/12/2014

Em novembro, a Fundação Volkswagen celebrou três décadas e meia de atividades. Ao longo de todos esses anos, a organização vem promovendo iniciativas nas áreas de educação e desenvolvimento social, buscando contribuir para a melhoria das condições de vida de comunidades de baixa renda.

Desde o início de sua atuação a educação foi um dos pilares para a Fundação. Antes de se transformar em investimento social externo, o trabalho focava os próprios funcionários. “Quando começamos, a nossa atuação era voltada em levar educação para o público interno. Olhávamos para dentro da fábrica tentando melhorar as condições dos nossos colaboradores. Com o passar do tempo, decidimos levar essa atuação para fora dos muros das fábricas. Olhamos a sociedade como um o todo e implementamos programas de apoio ao Estado. Agora, estamos trabalhando nesse sentido, desenvolvendo parcerias com Secretarias de Educação Municipais e Estaduais, dependendo da situação, procurando influir nas políticas públicas e, especialmente, melhorar a qualidade do ensino público fundamental”, explica o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo de Azevedo Barros.

Nos últimos 10 anos de atuação já beneficiou mais de 1 milhão de alunos em todo território brasileiro e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 estados diferentes. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar.

“A Volkswagen do Brasil foi uma das pioneiras no país a criar uma fundação. Há mais de 10 anos, passamos a atuar fortemente fora dos muros da empresa, investindo em projetos de educação na comunidade. Também há o pilar social, que já beneficiou mais de 15 mil pessoas com projetos desenvolvidos nas comunidades”, afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Celebrando os 35 anos de ação

O evento de comemoração dos 35 anos da Fundação aconteceu no dia 1o de dezembro, no Conservatório da Praça das Artes, localizado no centro de São Paulo (SP) e contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Eduardo de Azevedo Barros explica que o conceito da celebração foi alinhado aos pilares de atuação Fundação.

“Nossa ideia era fazer uma celebração que fosse ao mesmo tempo singela mas marcante, não ostentativa, mas significativa, que ela fosse emblemática. Não fizemos um evento grandioso, fizemos um evento bonito. Procuramos valorizar os nossos projetos e mostrar para o público que quando você investe “certo” você alcança resultados absolutamente notáveis”, reforçou o superintendente da Fundação Volkswagen.

Expansão e novidades para 2015

Em 2014, a Fundação expandiu a sua atuação no território nacional, passando a atender mais dois estados com suas iniciativas: Amapá e Bahia. Os outros estados que já eram atendidos pela organização são Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo a Fundação Volkswagen lança mão de dez projetos, sendo sete na área educacional e três na área de desenvolvimento social.

Para a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, os 35 anos da Fundação Volkswagen representam o marco histórico de um trabalho que se propõe a contribuir para a melhoria da educação pública e da qualidade de vida em comunidades de baixa renda, com projetos de educação e desenvolvimento social. Ela explica que, para viabilizar sua atuação, a Fundação faz parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs). “A ideia é que os projetos influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.”

O ano novo também promete novidades. A previsão é que em 2015 o estado do Sergipe também comece a ser atendido, totalizando assim 14 estados beneficiados com os projetos da Fundação. Uma outra novidade é o projeto “Aprendendo com Arte” que entrará em operação no próximo ano. A iniciativa tem como objetivo promover o ensino da arte de forma aprofundada, didática e acessível, como forma de inclusão cultural e social.

Saiba mais

Para conhecer melhor a Fundação Volkswagen, confira o perfil de atuação que o redeGIFE montou sobre o trabalho desse importante investidor social no Brasil.

Projetos na área de educação

Aceleração da Aprendizagem – Projeto de formação continuada para educadores de redes públicas de ensino, com foco na redução da defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar.

Aprendendo com Arte – O projeto inédito “Aprendendo com Arte”, que terá início em fevereiro de 2015, utilizará a arte e a cultura como recurso educativo, de desenvolvimento social e inclusão.

Brincar – Formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de educação infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais.

Entre na Roda – Tem proposta formar profissionais de escolas de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições para que promovam o gosto pela leitura.

Jogo da Vida em Trânsito – Trabalha cidadania e segurança no trânsito, com foco na formação do condutor consciente por meio do game de computador “”Autopolis”” e de roteiro de aulas para professores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema. O jogo está disponível no site da Volkswagen do Brasil.

Plataforma do Letramento – Direcionado a educadores, o ambiente virtual de aprendizagem promove a difusão e a produção do conhecimento sobre letramento, com base em conteúdos elaborados por autores e instituições de referência.

Pró-Educar Brasil – Proporciona, em parceria com a Rede de Concessionárias Volkswagen, bolsas de estudos para formação universitária de professores da rede pública que ainda não possuem diploma de cursos em nível superior.

Projetos na área de desenvolvimento social

Costurando o Futuro – Oferece oficinas de capacitação técnica em corte, costura, design, gestão organizacional e de negócios. Nas aulas, são confeccionados bolsas e acessórios com tecidos automotivos e uniformes usados por colaboradores da Volkswagen do Brasil que seriam descartados em aterros. Além do foco social e econômico, gerando trabalho e renda, tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de materiais.

Volkswagen na Comunidade – Concurso que oferece prêmio em dinheiro aos dez melhores projetos sociais, entre os inscritos por funcionários da Volkswagen do Brasil, de organizações sociais nas quais eles atuam voluntariamente.

Instituto Baccarelli – A Volkswagen do Brasil, desde 2000, é parceira do Instituto Baccarelli, que atende crianças e jovens com programas socioculturais, os quais oferecem formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oferecendo oportunidade de profissionalização na música. Conta com a Orquestra Sinfônica Heliópolis, com reconhecimento internacional.

Mais informações sobre a atuação da Fundação podem ser acessadas no site da Volkswagen.

A Fundação Volkswagen é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional