Fundações Comunitárias no Brasil: Presente e Futuro

Por: GIFE| Notícias| 21/01/2008

Por Lucia Dellagnelo*

No cenário internacional, assim como no Brasil, cresce o interesse pelas fundações comunitárias. Fundações comunitárias são organizações da sociedade civil que atuam em uma base territorial definida, articulam investimentos de uma ampla gama de investidores, são geridas por representantes da comunidade local e que criam mecanismos de sustentabilidade que permitem investimentos locais em longo prazo.

O crescente interesse pelas fundações comunitárias pode ser atribuído a diversos fatores, mas no caso do Brasil parece estar associado à sua capacidade de articular e potencializar investimentos em uma determinada comunidade. Diante da fragmentação e fragilidade institucional que predominam no terceiro setor brasileiro, a criação de uma plataforma institucional que permita articular os recursos técnicos e financeiros torna-se atraente para investidores e para pequenas organizações comunitárias.

Além do mais, as fundações comunitárias através de seus fundos de sustentabilidade permitem que os investimentos realizados sejam replicados ao longo do tempo, criando assim autonomia em nível local.

O futuro das fundações comunitárias no Brasil dependerá de dois fatores: da capacidade dos investidores de superar a tendência de realizar investimentos sociais isolados e episódicos, e da criação de uma legislação que promova e facilite a formação de fundos de sustentabilidade (endowments).

A experiência internacional tem mostrado que as fundações comunitárias assumem características e funções diferenciadas de acordo com o contexto onde estão inseridas. Os poucos exemplos existentes no Brasil mostram um grande potencial de crescimento e contribuição para uma nova forma, mais consistente e eficaz, de realizar investimentos sociais comunitários.

*Lucia Dellagnelo é Doutora em Educaçao e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Harvard. Fundadora e Coordenadora Geral do ICom-Instituto Comunitário Grande Florianópolis.

Leia mais:“”Fundações comunitárias estimulam uma filantropia estratégica””
ESPECIAL: Fundações Comunitárias
Procurando novos modelos para organizações comunitárias
Organizações comunitárias no Brasil

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional