Fundo feminista recebe projetos para apoio até 31 de janeiro

Por: GIFE| Notícias| 15/01/2018

Com o objetivo de apoiar projetos que transformam a vida das mulheres, estão abertas as inscrições para o The Feminist Review Trust. Fundado no Reino Unido em 2001, o Fundo dedica-se a apoiar ações inglesas e internacionais que têm alguma dificuldade em receber outras formas de financiamento.

Um exemplo é o apoio financeiro para a redação e publicação da história da crise do estupro na Escócia e da tradução e atualização dos textos “Mulheres e seus corpos” para árabe e hebreu. Em 2017, por exemplo, foram concedidas duas mil libras ao Centro para Assistência Legal de Mulheres na Bósnia Herzegovina, que promove performances fortes em cidades locais para chamar a atenção ao aumento de números de mulheres assassinadas por seus parceiros. A ideia é encorajar cidadãos a se envolverem e condenarem a violência contra mulheres (saiba mais aqui).

Nesta edição da chamada de projetos, serão priorizadas ações provenientes de países não-membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que abordem os temas: direitos de lésbicas e transgêneros; violência contra mulheres e meninas; e mulheres e meninas com deficiências.

Alguns exemplos de iniciativas que podem ser desenvolvidas são: projetos que apoiam valores feministas, propostas de eventos sobre o tema, distribuição de materiais relevantes, entre outras.

É permitida a submissão de uma ação por instituição. O orçamento total disponível é de 15 mil libras. Entretanto, o Fundo reserva-se ao direito de conceder apenas parte da quantia à um projeto, uma vez que o número de inscrições supera a capacidade que o Fundo tem de apoiá-las.

Sendo assim, é importante deixar claro, no formulário, qual é a ideia central do projeto. O regulamento (disponível aqui), ressalta que é necessário relatar não só a ação, mas como a organização pretende desenvolvê-la.

Seleção e inscrições

A seleção acontecerá em algumas etapas. Na primeira delas, todos os projetos serão avaliados de acordo com o preenchimento do formulário de inscrição. Serão selecionados os aptos à próxima fase, quando as ações são encaminhadas para uma revisão de curadores e também de juízes externos.

As inscrições permanecem abertas até o dia 31 de janeiro. O formulário está disponível para download neste link.


Apoio institucional