GIFE participa de painel de Empresas e Direitos Humanos na Conferência Ethos 360º em Belém

Por: GIFE| Notícias| 07/11/2017

Por Gustavo Bernardino, coordenador de políticas públicas do GIFE

No último dia 31/10 foi realizada a Conferência Ethos 360º, em Belém-PA. O evento focou na promoção de diálogos com lideranças, especialistas e empreendedores sobre o desafio de se criar novos modelos de desenvolvimento social e econômico na Amazônia, mas também direcionou discussões específicas a outras temáticas que guardam relação com a atividade econômica no bioma amazônico e seus impactos sobre comunidades e a biodiversidade — como a questão da mineração, da agricultura familiar, do trabalho infantil e da violência contra mulheres.

Um dos painéis tratou do lançamento da proposta de constituição da Coalizão de Empresas e Direitos Humanos, encabeçada pelo Ethos juntamente com Conectas, Fundação Avina e GIFE. Nesse painel, cada uma das organizações trouxe seu olhar sobre como se manifesta a relação de empresas, suas cadeias produtivas e seus investimentos sociais com a promoção e defesa dos direitos humanos.

Pelo GIFE, foram apresentados os dados preliminares do Censo GIFE 2016, que sinalizam uma grande prevalência na mobilização e destinação de recursos para a área de Educação, comparado a outras possibilidades de atuação. Dialogando com a proposta do painel, foi apontado que 71% das organizações afirmam que seus projetos prioritários atuam com foco na Educação, enquanto apenas 17% têm seus principais projetos voltados predominantemente à defesa e garantia de direitos.

À luz desses dados e considerando a realidade brasileira, caracterizada por flagrantes desigualdades e demarcada por problemas sociais de raízes interconectadas, a pergunta suscitada pelo GIFE ao final do painel foi no sentido de problematizar o que o investimento social privado pode fazer por questões como equidade de gênero e igualdade racial, por exemplo.

A fim de precipitar um debate em torno dessas outras possibilidades de atuação – menos evidenciadas conforme resultados do Censo 2017 –, foi divulgado que o GIFE está estruturando uma série de encontros para 2018 que ensejarão discussões direcionadas a outras abordagens possíveis e necessárias, voltadas a temáticas marcadas por vulnerabilidades e distorções sociais, e que recebem menor atenção do investimento social privado, como as questões de gênero e racial, segurança pública, mudanças climáticas, entre outras.

Confira

O lançamento do Censo GIFE 2016 acontecerá dia 7 de dezembro. Para ter acesso aos dados do Key facts e os Censos GIFE anteriores, clique aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional