Governo institui Programa Nacional de Voluntariado

Por: GIFE| Notícias| 04/10/2017

Com o objetivo de estimular o engajamento dos cidadãos em atividades voluntárias, o governo federal, lançou, como parte da Agenda 2030, o Programa Nacional do Voluntariado – Viva Voluntário.

O decreto prevê, dentre outras medidas, a utilização de horas de voluntariado como critério de desempate em concursos públicos ou em processos internos de promoção na administração pública, autárquica e federal. Além da possibilidade de parcerias com a iniciativa privada para que aqueles que somarem determinado número de horas em atividades voluntárias tenham descontos em compras de produtos e em eventos culturais.

O programa prevê também a criação da Plataforma Digital do Voluntariado para fazer a ligação entre o cidadão que quer encontrar atividades voluntárias e as instituições que precisam. Foi anunciada uma premiação anual para reconhecer empresas e cidadãos que desenvolvem atividades voluntárias de relevância social. O Viva Voluntário e o Prêmio Nacional do Voluntariado terão um conselho gestor com a participação de integrantes do governo e da sociedade civil.

A iniciativa, que tem o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) como parceiro técnico e administrativo, será coordenada pela Casa Civil e gerida por um conselho misto entre 16 representantes do poder público, oito do privado e oito da sociedade civil.

 


Apoio institucional