Rede Droga Raia chega ao GIFE para compartilhar conhecimento sobre investimento social

Por: GIFE| Notícias| 23/04/2018

 

A RD é mais uma organização que chega a rede GIFE. Criada em novembro de 2011, a partir da fusão entre Droga Raia e Drogasil, a RD é a empresa líder no mercado farmacêutico brasileiro, com mais de 1.600 lojas em 21 estados brasileiros.

Com a junção das duas bandeiras, foi elaborado um novo plano de cultura para guiar as ações da RD. Em 2016, por sua vez, foi criado o projeto “Mais Futuro” que, além de dividir as ações de sustentabilidade da empresa em nove grandes áreas, estruturou um setor específico para gerenciar o investimento social a partir de janeiro de 2017.

Maria Izabel Toro, gerente da área de investimento social, explica que esse foi um movimento para estruturar um programa com foco definido e ações estratégicas e mais planejadas. Segundo a especialista, a primeira ação da empresa foi realizar um estudo interno, a partir do programa de investimento social chamado “Cuidar+”, para ter clareza sobre o negócio e sua cultura.

“Nós chegamos à conclusão que o nosso foco é obviamente a saúde. Então, passamos a olhar quais são os principais desafios da área no país. Com isso, identificamos a questão do acesso à saúde e outras relativas à longevidade e prevenção de doenças crônicas”.

Revista Sorria

Antes mesmo da criação da área de investimento social, um dos produtos hoje gerenciados pela RD já existia. Criada em 2008, a Revista Sorria é uma publicação de periodicidade bimestral, produzida pela Editora Mol, vendida nas lojas Droga Raia de todo o Brasil. Atualmente, a farmácia está presente em nove estados brasileiros.

A produção não traz notícias de atualidades, mas matérias sobre bem-estar, com exemplos de pessoas que passaram por situações de superação, de forma a inspirar os leitores.

Até o momento, todo o valor arrecadado com a venda da revista era revertido em doações ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e ao Instituto Ayrton Senna. Com a nova estratégia de posicionamento, a RD optou por trabalhar com questões e organizações diretamente relacionadas à promoção do acesso à saúde e longevidade e na prevenção de doenças crônicas.

Metade da arrecadação da revista será, portanto, destinada ao Edital Cuidar+, já com inscrições abertas, que tem como objetivo selecionar dez organizações da sociedade civil (OSC) da área da saúde que trabalham para ampliar o acesso gratuito a diagnóstico, tratamento e reabilitação no país. Ao todo, estão disponíveis R$ 1,2 milhão para apoio.

“Esse edital vai ser interessante pois teremos um mapeamento enorme das iniciativas na área de saúde por todo o Brasil. Alguns critérios que temos pré-definidos para analisar as organizações são: gratuidade do serviço; promoção do acesso; e localização da ação, pois queremos programas espalhados pelo país”, diz Maria Izabel.

Revista Todos

Inspirada na publicação da Droga Raia, a Drogasil também tem sua própria revista. Lançada em 2015, a “Todos” foi concebida e criada depois do processo de fusão das duas bandeiras e segue o mesmo modelo da Sorria: é uma publicação bimestral, voltada à contar casos de vida, com depoimentos, receitas e histórias de vencedores.

Atualmente, a verba da revista é destinada à organização Obra do Berço, uma associação dedicada ao trabalho de reinserção social de jovens e adolescentes; à Turma do Bem, que tem como missão o atendimento odontológico a jovens de até 18 anos; e à organizações de cuidado e atendimento de idosos.

Em 2019, a RD tem o plano de abrir outro edital, dessa vez para selecionar organizações sociais a fim de receber parte do valor arrecadado com a venda da Todos.

Programa de Arrecadação do Troco

Outro programa da RD é o “Arrecadação do Troco”. Como o nome já diz, quando o cliente faz uma compra e paga em dinheiro, o atendente oferece se há interesse na doação do troco para instituições sociais. “Em 2017, o programa estava em pouco mais de 100 lojas da rede Drogasil. Hoje, está em todas elas, que são quase 900. Então, estamos com a expectativa de mudar a arrecadação de R$ 200 mil para mais de R$ 1 milhão”, explica Maria Izabel. No caso da Drogasil, o recurso é destinado à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). 

Além disso, o mês de abril marcou o início dessa iniciativa também na rede Droga Raia.

Associação ao GIFE e atuação em 2018

Com inúmeras mudanças estratégicas e de posicionamento, os próximos anos serão movimentados para a RD. A gerente de investimento social ressalta que toda a empresa está envolvida e motivada por ter definido como causa a promoção da saúde e bem-estar.

“Nós queremos envolver todos na promoção do bem-estar, para que as pessoas vivam mais e melhor. Temos um desafio enorme de mobilizar os funcionários de todas as lojas. Mas estamos com grandes expectativas de contribuir para uma área tão carente de recursos no país”.

Maria Izabel ressaltou ainda a importância da RD fazer parte do GIFE, uma vez que possibilita troca de experiências, além de articular os principais atores do investimento social brasileiro. “O GIFE nos coloca nessa roda de conversa e nos ajuda a nos capacitarmos para sermos um investidor social mais ativo, focado e estratégico. Temos a expectativa de não só aprender com os outros associados, mas também trocar experiências e nos colocarmos como um ator importante dentro do cenário de ISP no país”.


Apoio institucional