Guia de Governança está em audiência pública até começo de janeiro

Por: GIFE| Notícias| 16/12/2013

Até o dia 12 de janeiro, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e o GIFE submetem à audiência pública a minuta do “Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais”.

Trata-se de uma segunda edição, revisada e ampliada, do primeiro guia de recomendações de melhores práticas de governança para fundações e institutos empresariais publicado no Brasil. Esta é a versão preliminar, que posteriormente será submetida à revisão estilística e gramatical.

O material tem por objetivo promover as melhores práticas de Governança entre os principais agentes de investimento social do país, por meio do estabelecimento de padrões de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.

Este guia foi desenvolvido, primeiramente, para fundações e institutos de origem empresarial, mas as recomendações de boas práticas de governança se aplicam a outras organizações sem-fins lucrativos. É indicado que cada organização avalie quais práticas deve adotar e a melhor forma de fazê-lo, de maneira que se adaptem à sua estrutura e realidade.

A obra sinaliza dois importantes avanços no país, o primeiro é o crescimento da sociedade civil organizada, que engajou empresas no papel tanto de financiadoras como de realizadoras de investimento social, e o segundo é a importância que passou a ser dada às práticas de governança, como importante instrumento de autorregulação em todos os setores.

De maneira geral, a publicação se propõe a auxiliar dirigentes de fundações e institutos na adoção de melhores práticas de governança nas organizações que comandam. Além disso, espera-se que seja utilizado, por empresas mantenedoras e instituidoras, agentes públicos e demais partes interessadas, na interação com tais organizações.

O documento pode ser acessado aqui.

As sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] e devem conter: a identificação do trecho (página e item); a redação sugerida; e a explicação dos motivos da sugestão.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional