Indicadores GIFE de Governança

Sobre os Indicadores GIFE de Governança

Os Indicadores GIFE de Governança são um instrumento que permite a associações e fundações avaliar por si mesmos o grau de desenvolvimento de sua governança tendo como referência as linhas gerais estabelecidas pelo Guia das melhores práticas de governança para institutos e fundações empresariais, elaborado pelo GIFE e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A autoavaliação é realizada por meio de preenchimento de questionário online estruturado em um conjunto de indicadores que refletem, por atribuição numérica, graus de governança em relação a práticas voluntárias relacionadas às distintas dimensões estabelecidas. Ao aplicar esse conjunto de indicadores, a organização obtém uma pontuação total e pode melhor desenhar os caminhos para o aperfeiçoamento de sua governança.

Os indicadores estabelecem, assim, as bases para o que pode vir a ser, no futuro, um sistema de autorregulação do setor para as práticas de governança por apresentar parâmetros e promover a discussão e conhecimento sobre o tema.

É importante sinalizar o que está fora do escopo dos indicadores:

  • Não se constituem como uma certificação ou selo para as organizações;
  • Não pretendem se tornar um mecanismo de divulgação de informações sobre os participantes ou de ranking, já que as informações não são divulgadas de forma individualizada;
  • Não tratam necessariamente e nem se restringem às exigências legais vigentes, ainda que alguns indicadores possam se referir a aspectos exigidos por lei.Esta é uma aproximação ao tema que será, certamente, revisitada e aperfeiçoada no decorrer do projeto, levando em consideração, inclusive, o processo de aprimoramento do conhecimento sobre governança que pretendemos alavancar a partir do uso e difusão desta ferramenta.

Quais são os indicadores?

Os indicadores estão agrupados em eixos e componentes, clique em cada um dos componentes abaixo para acessar seus indicadores.

Eixo Componente
Conselho deliberativo
Controle e supervisão financeiros e econômicos
Estratégia e gestão
Políticas institucionais
Transparência e relação com partes interessadas

 

Quais são os objetivos dos Indicadores GIFE de governança?

  • Servir como guia prático orientador para que as organizações desenvolvam um exercício interno de reflexão e aprimoramento de sua governança
  • A partir do impacto de melhores práticas de governança, fortalecer a legitimidade das organizações da sociedade civil por meio do impacto em:
    • profissionalização e eficiência;
    • perenidade e sustentabilidade financeira;
    • relações mais transparentes e abertas com partes interessadas;
    • capacidade de prestação de contas e responsabilização perante a sociedade;
    • realização de atividades de forma idônea;
    • cumprimento de sua missão, assegurando seu sentido público e ampliando sua capacidade de impacto.
  • Ampliar o conhecimento e a troca a respeito da governança das associações e fundações, contribuindo para a discussão sobre esse tema no setor. Esse objetivo está refletido no próprio processo de construção do painel (veja abaixo) e na divulgação e produção de conteúdo sobre governança (acesse: Outras referências, Publicações e Notícias).
  • Melhorar as práticas de governança do setor como um todo.

 

Como foi construída?

 


Para preencher a avaliação acesse: Autoavaliação