Inscrições abertas para a Escola de Agentes Democráticos

Por: Instituto Jatobás| Editais| 04/07/2022

Lançada em fevereiro de 2022, a Escola de Agentes Democráticos se propõe a preparar pessoas para exercerem a democracia como modo de vida, por meio de um curso gratuito de até 1 ano com a formação de inteligência democrática. 

“A nossa pedagogia desse processo não vai ser conteudista, cognitivista. Aprendemos democracia conversando, através da escuta, experimentando em rede construindo o aprendizado através do coletivo e com resistência. Você não consegue fazer democracia sem democratas”, conta Augusto de Franco, idealizador do projeto.

O projeto, que conta com o apoio do Instituto Jatobás e da Casas da Democracia, acaba de abrir novas vagas para o 2º ciclo de aprendizagem, que será realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2022. Clique aqui para fazer sua inscrição.

”Democracia não é assunto apenas para política. Ela é um modo de vida e tem um papel inovador. A democracia está em crise aqui e no mundo inteiro. O objetivo do programa de Agente Democrático é envolver mais pessoas em processos de aprendizado sobre a democracia  para aumentar interações e a confiança entre as  pessoas e reverter o processo de desumanização que está em cena’’, informa Bruno Riffel, mentor do programa.

Ao se tornar um Agente Democrático o participante sairá sabendo fazer análises de conjuntura, distinguindo medidas pró e contra a democracia na política contemporânea, conseguirá construir indicadores de democracia e sistemas de detecção precoce de sinais de desconsolidação da democracia, participar e conduzir debates acadêmicos em temas afetos à política, etc. 

O objetivo maior do programa Agente Democrático é transformar a vida de pessoas e comunidades, promovendo espaços mais colaborativos que questionam e combatem a autocracia no dia a dia. 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional