Insper abre inscrições para curso sobre mensuração de impacto social

Por: GIFE| Notícias| 07/05/2018

Colocar em prática um projeto de impacto social requer planejamento e análise, além de um processo de medição dos resultados obtidos. Com o objetivo de discutir métodos para estimar os impactos dessas soluções, estão abertas as inscrições para o curso de curta duração “Mensuração de Impacto Social”, do Insper.

Ao todo, cinco módulos farão a composição da formação. O primeiro deles – “O ambiente de Negócios Sociais no Brasil” – discute tendências e potencial de crescimento do campo. Já em “Avaliação de Projetos Sociais: características e desafios”, serão estudadas metodologias de avaliação de impacto; diferenciação entre insumos, atividades, saídas, mudanças de curto e longo prazo, além da realização de análises de estudos prévios na área do projeto e identificação do impacto esperado das intervenções.

O módulo três, intitulado “Introdução às abordagens de verificação de impacto”, será marcado pela discussão de um caso prático para entendimento dos prós e contras das abordagens alternativas. No quarto módulo – “Abordagens experimentais” -, a verificação de impacto será feita por meio de técnicas de aleatorização, incluindo uso de variáveis instrumentais. Para encerrar, o módulo cinco, “Abordagens quase-experimentais”, será dedicado à definição de grupos de controle com características similares às populações recebendo as intervenções, com ênfase em técnicas de pareamento, diferenças-em-diferenças e regressão descontínua.

Com isso, espera-se que ao final da formação os participantes compreendam o conceito de impacto social, assim como a construção do modelo lógico e a ligação entre intervenções e resultados mensuráveis.

A formação é voltada especialmente à profissionais do terceiro setor, fundações (corporativas ou familiares), institutos, organizações sem fins lucrativos, empreendedores sociais e fundos de investimento de impacto, e ficará sob o comando de Sérgio Lazzarini, Naercio Menezes Filho e Ricardo Paes de Barros, os três professores no Insper.

Sobre

O curso será realizado nos dias 7 e 8 de junho, das 9h às 18h, totalizando 16 horas de carga horária. Para matrículas realizadas até 25 dias antes do curso, o investimento é de R$ 3.096. Fora desse período, o valor integral é de R$ 3.440. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Mais informações podem ser obtidas na página do curso, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4504 2400.


Apoio institucional