Instituto 3M lança 6º Prêmio para Estudantes Universitários

Por: GIFE| Notícias| 30/03/2015

Com a proposta de incentivar o empreendedorismo juvenil no desenvolvimento de tecnologias sociais de fácil aplicação e de baixo custo que possam promover a transformação social, o Instituto 3M lança a 6ª edição do Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação AlfaSol, a partir do Programa Universidade Solidária (UniSol).

Podem concorrer ao prêmio estudantes universitários de todo o país, desde que tenham orientação de um professor da mesma instituição de ensino superior na qual estejam matriculados.

Para participar, os estudantes devem apresentar projetos – individuais ou em grupo –, que visem melhorar as condições de vida de um bairro, uma cidade, do país de uma forma simples, inédita e inovadora, com possibilidade de serem replicadas em outros contextos.

O prêmio é um caminho para buscarmos novas soluções para tantos problemas que temos ainda no país, motivando os estudantes a se envolverem nessa caminhada. E os jovens têm necessidade de participar e colocar os seus conhecimentos em prol de uma comunidade. Assim, ao receber um recurso financeiro no prêmio, é a chance que eles têm para colocar as ideias em prática”, comenta Eliane Macari, gerente geral do Instituto 3M.

Os projetos encaminhados serão avaliados por uma comissão e, em junho, serão escolhidas as seis propostas finalistas. Pela primeira vez, esses alunos participarão de um encontro, com duração de dois dias, no qual receberão orientações sobre metodologias para o desenvolvimento de negócios inovadores e apresentação das ideias.

Durante o encontro, o projeto que se destacar será o vencedor e receberá um prêmio no valor de R$ 30 mil para sua execução. Os alunos terão ainda um acompanhamento técnico do UniSol durante o período de um ano.

Na última edição do prêmio, finalizada em 2014, foram recebidas 134 inscrições de 75 universidades. O prêmio foi entregue para uma equipe de dez alunos da FATEC de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, que realizou o projeto “Casa Pet”. Os estudantes desenvolveram uma casa que foi totalmente construída com garrafas PET e que chega a ser 30% mais barata que uma construção feita a partir de materiais tradicionais (como tijolo e cimento).

Ao longo destes anos, percebemos o grande envolvimento dos estudantes nos projetos, não somente pelos conhecimentos técnicos, mas também pelo empreendedorismo e trabalho em equipe. Assim, ao apoiarmos os estudantes universitários, acreditamos que seja uma ótima oportunidade de aprendizagem para quem está começando”, destaca a gerente geral do Instituto.

Os interessados em concorrer ao prêmio podem fazer a sua inscrição até o dia 08 de junho. Para isso, basta acessar o formulário no site ou baixar o arquivo (clique aqui). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected] ou pelos telefones: (11) 3372-4387, 3372-4323 e 3372-4366.

O Instituto 3M é associado GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional