Instituto ABCD promove encontro com familiares de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem

Por: GIFE| Notícias| 28/07/2014

No dia 2 de agosto, o Instituto ABCD (iABCD) promoverá em São Paulo (SP) mais um encontro do grupo de apoio a pais. O quarto evento de 2014 terá como tema “Bullying e dislexia” e contará com a participação de familiares de crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem.

O iABCD acredita que o contato frequente entre pais e familiares com preocupações semelhantes pode influenciar positivamente o desenvolvimento dos filhos e, para isso, propôs a criação do grupo de apoio a pais.

Os grupos proporcionam a troca de informações sobre a dislexia e outros transtornos de aprendizagem, além de contribuir para a reinvindicação de políticas públicas que beneficiem pessoas com dislexia. Seus principais objetivos são informar as famílias sobre os transtornos de aprendizagem e suas implicações ao longo da vida; contribuir para a discussão e o compartilhamento de estratégias que auxiliem no enfrentamento das dificuldades encontradas por crianças e jovens com transtorno de aprendizagem; e informar e apoiar as famílias na busca pela garantia dos direitos e do exercício da cidadania de seus filhos.

Instituto ABCD

O Instituto ABCD é uma organização social (OSCIP) fundada em 2009, dedicada à promoção e disseminação de projetos que favoreçam pessoas com dislexia e outros transtornos de aprendizagem.

A dislexia é um transtorno que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. O transtorno compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem associar os fonemas às letras.

De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial e pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.

Serviço

Data – 02/08/2014

Horário – das 8h45 às 11 horas

Local – NANI – Rua Embaú, 54 – Vila Clementino – São Paulo (SP)

As inscrições devem ser feitas por e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3071-2497.

O Instituto ABCD é associado GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional