Instituto Neoenergia lança Edital 2020 Transformando Energia em Cultura no Rio Grande do Norte

Por: Instituto Neoenergia| Editais| 20/07/2020

O Instituto Neoenergia e a Cosern, distribuidora da Neoenergia do Rio Grande do Norte, lançaram nesta quarta-feira (15/07), o Edital 2020 “Transformando Energia em Cultura. Criado em 99, e um dos mais importantes editais de incentivo à arte e a cultura no estado, o Transformando Energia em Cultura foi lançado, pela primeira vez, via uma live no Youtube e Facebook, em função da pandemia, e seu processo de inscrição será todo no ambiente digital.

Nesses 20 anos, seu apoio financeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, para projetos socioculturais que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local, totalizou mais de R$ 40 milhões em investimentos.

Para a Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, o lançamento do Edital é muito importante, especialmente nesse momento, em apoio e fomento aos projetos de arte e cultura que tenham como meta o impacto social e a transformação de pessoas e comunidades em todo estado, como crianças e adolescentes e pessoas com deficiência.

Ações do Instituto Neoenergia em todo Brasil

No mês de julho, o Instituto Neoenergia lançou sua primeira Memória anual, um documento que apresenta a atuação em aliança com as organizações da sociedade civil alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no alcance das metas da Agenda 2030 nas regiões onde a Neoenergia está presente.

Fundado em 2015 com o nome de Instituto Iberdrola Brasil e braço de atuação da Fundación Iberdrola España no país, passou a se chamar Instituto Neoenergia em 2018, atuando em áreas que promovessem a inclusão social e a redução das desigualdades, a partir dos pilares de Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional.

Com cinco ODS prioritários, o Instituto Neoenergia totalizou, em 2019, mais de R$4,9 milhões em investimentos sociais no país, por meio de parcerias em cinco estados do país, com ONGs reconhecidas globalmente, como a WWF/Brasil (World Wide Nature) e a SAVE Brasil, braço da Bird Life International, e organizações da sociedade civil nacionais, como o Instituto Ekloos, que atua no fortalecimento e profissionalização do terceiro setor como via  principal de inclusão e conexão do tecido social, na busca dessas soluções.

No pilar de Arte e Cultural, o Instituto atua na valorização de patrimônios históricos e artísticos, como o Programa de Iluminação Cultural, que já passou por Natal (RN), Recife (PE), Guarujá (SP) e Cruz de Cabrália (BA). Também apoia projetos de fomento e acesso à cultura nos estados onde a Neoenergia está presente. O pilar é uma ferramenta importante à inclusão social e na redução das desigualdades, num país de riquezas e diversidade cultural tão amplas como o Brasil. Os projetos e parcerias se baseiam em alcançar as comunidades com ações que também contemplem uma agenda de atividades culturais, com apresentações e produções educativas e de entretenimento, que respeitem e deem atenção às diferenças e singularidades artísticas do país, suportem o fomento ao turismo, o incremento de trabalho e renda e a melhoria de qualidade de vida de pessoas e das comunidades.

Mais informações

O edital é uma realização da Cosern e do Instituto Neoenergia, com o apoio técnico do Instituto Ekloos. Inscreva seu projeto em www.cosern.com.br  ou www.ekloos.org/editalcosern2020

Publicado por: Instituto Neoenergia

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional