Instituto Sabin e Artemisia selecionam negócios de impacto social focados em saúde

Por: GIFE| Editais| 01/05/2017

Com a proposta de impulsionar soluções inovadoras com potencial de melhorar o acesso e a qualidade de produtos e serviços em saúde à população de baixa renda, o Instituto Sabin e a Artemisia lançam o “Artemisia Lab: Saúde e Bem-Estar”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de maio.

Segundo Fabio Deboni, gerente-executivo do Instituto Sabin, o objetivo é apoiar uma nova geração de empreendedores com modelos de negócios que sejam financeiramente sustentáveis e com soluções escaláveis e possam endereçar alguns dos principais desafios enfrentados pela população neste setor, que é estruturante para o Brasil.

Hoje, o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda é a única porta de entrada para os cuidados com saúde de 70% da população brasileira. Embora seja reconhecido como referência internacional, o serviço possui uma série de gargalos. Doenças crônicas correspondem a 72% das causas de morte no Brasil e são responsáveis por 75% dos gastos com atenção à saúde do SUS. São enfermidades que podem ser prevenidas ou controladas com o diagnóstico precoce, hábitos saudáveis e monitoramento constante. Os negócios de impacto social podem complementar ou qualificar a oferta pública existente e facilitar o acesso ao serviço público.

Com base nessa premissa, o Artemisia Lab definiu seis temas voltados para a prevenção e promoção da saúde: Alimentação e Nutrição; Vida Saudável; Terceira Idade; Saúde da Mulher; Medicina Diagnóstica; e Gestão e Acesso à Saúde. Esses eixos estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), definido como: “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades”.

Em “Alimentação e Nutrição”, por exemplo, estudos e pesquisas mostram que hábitos alimentares inadequados nos primeiros anos de vida estão intimamente ligados a doenças infecciosas, afecções respiratórias e desnutrição e a ocorrência futura de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes mellitus, pode estar relacionada ao sobrepeso ou ao estado nutricional da mãe durante a gravidez. Assim, nesse âmbito, podem ser criadas soluções que promovam educação nutricional e de engajamento em dietas nutricionais para todos os públicos e também aplicativos, jogos ou ferramentas sobre alimentação saudável para gestantes, lactantes e crianças, com conteúdos próprios a cada grupo.

Processo de seleção

Poderão participar da iniciativa empreendedores de startups em estágio mínimo de protótipo – produto ou serviço desenvolvido e em fase de validação -, até negócios já em operação realizando as primeiras vendas. Serão escolhidos até 18 negócios.

Entre os critérios de seleção estão: impacto social; perfil do empreendedor e equipe; potencial de escala; estágio de maturidade do negócio; e potencial de inovação.

Os selecionados participarão de dois workshops presenciais exclusivos e dois webinars temáticos. Todo o programa irá focar no desenvolvimento do negócio e em seu impacto social, temática que será conduzida de forma transversal em todas as etapas da formação. A abordagem sobre modelagem de negócios, ferramentas e conteúdos tem na essência o propósito de promover a reflexão sobre o impacto que a solução se propõe a causar; e mecanismos para que o negócio se torne mais eficiente e assertivo na resolução do problema da saúde.

Além disso, os empreendedores poderão estabelecer conexão com especialistas de negócios e setoriais, além da troca com empreendedores da rede Artemisia. Serão oferecidas ainda mentorias pós-programa para até dois negócios destaques.

Espera-se que, ao final do programa, os empreendedores tenham maior clareza sobre os próximos passos do seu negócio. A intenção é que no médio/longo prazo estes negócios em estágio inicial apoiados pelo programa estejam fortalecidos, podendo assim escalar suas soluções e impactar pessoas de baixa renda no Brasil.

A Artemisia, inclusive, já analisou mil organizações no setor de saúde e acelerou 21 empresas que são exemplos concretos de como soluções inovadoras já estão transformando o setor da saúde no Brasil.

 

Inscrições

Os interessados em participar devem acessar o site do Artemísia Lab e fazer a sua inscrição até o dia 14 de maio. Após a avaliação dos inscritos, o resultado será enviado por e-mail pela equipe Artemísia até 14 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail:  [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional