Instituto Vedacit e Quintessa buscam organizações para compor 1º Mapa Cidades Sustentáveis

Por: GIFE| Notícias| 15/07/2019

 

Até 15 de agosto estão abertas as inscrições para o 1º Mapa Cidades Sustentáveis. A iniciativa do Quintessa e Instituto Vedacit tem como objetivo mapear organizações que atuam, incentivam e contribuem para o fortalecimento do ecossistema de cidades sustentáveis e, a partir das informações recebidas, produzir um mapa de iniciativas.

Podem participar da chamada organizações em qualquer formato – startups, negócios de impacto, empresas, organizações da sociedade civil, institutos e fundações -, desde que estejam em fase operacional.

Por se tratar de um tema muito amplo, as organizações realizadoras priorizaram os principais tópicos dentro do tema cidades sustentáveis e elegeram dez grandes eixos e seus respectivos subeixos. No momento da inscrição, cada organização deve indicar aquele que melhor se enquadra à sua principal frente de atuação.

Os grandes eixos são: saneamento, economia circular e gestão de resíduos, preservação ambiental, construções sustentáveis, mobilidade sustentável, habitação e moradia, gestão pública, bem-estar e responsabilidade do cidadão, ocupação profissional e educação.

Em bem-estar e responsabilidade do cidadão, por exemplo, estão contidos os subeixos direitos humanos e diversidade, esporte e lazer, revitalização e ocupação de espaços públicos, cultura e proteção ao patrimônio cultural e consumo consciente e inovação na interface entre saúde e meio urbano.

Já em economia circular e gestão de resíduos podem se inscrever organizações que atuam com design de produtos, reciclagem, soluções e inovação para redução de desperdício, inovação em gestão de resíduos e coleta seletiva.

Seleção e inscrições

Um comitê formado por integrantes das duas organizadoras irá considerar a proposta de atuação e enquadramento no subeixo selecionado no ato da inscrição para selecionar as organizações que integrarão o mapa.

Os interessados em participar do mapeamento deverão realizar a inscrição até 1º de agosto pelo site do Mapa. A divulgação das organizações selecionadas será feita ainda no início de agosto.

Todas as regras da chamada estão disponíveis neste link. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]


Apoio institucional