Instituto Walmart lança edital de apoio a organizações sociais

Por: GIFE| Editais| 21/09/2015

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Edital Instituto Walmart – Viver Melhor Comunidade. Ao celebrar 10 anos de trabalho no Brasil, o Instituto apresenta mais uma iniciativa voltada para organizações sociais que atuam com adolescentes e jovens no Brasil. Ao todo, serão cinco organizações selecionadas, que receberão o valor de R$ 53.000,00 cada.

“O lançamento marca um momento simbólico para o Instituto Walmart, ao apresentar seu novo posicionamento de atuação, apoiado pela nova missão: criar oportunidades para as pessoas viverem melhor”, explica Adriana Mariano, gerente do Instituto. O edital faz parte da plataforma “Viver Melhor Comunidade”, que está relacionada aos territórios de atuação da empresa e tem como ambição estabelecer conexões com as comunidades onde estão as lojas.

A chamada pública tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular o desenvolvimento de projetos de organizações da sociedade civil, voltados à práticas educativas que promovam uma educação para valores e a cultura de paz.

Como eixo estruturante, o edital volta um olhar para a educação como esforço para desenvolver habilidades, transferir conhecimentos e transmitir valores que pautam as atitudes dos adolescentes e jovens. A iniciativa é uma parceria com o FICAS – Fundo Internacional Socioambiental (FICAS), organização sem fins lucrativos que atua no fortalecimento do papel estratégico das organizações sociais.

Podem participar organizações, fundações, associações ou sociedades brasileiras de caráter não governamental e sem fins lucrativos, presentes em cidades com operação das bandeiras do Grupo Walmart (BIG, Walmart, Hiperbompreço, Bompreço, Mercadorama, Nacional, Todo Dia, Hiper Todo Dia, Maxxi e Sam’s) e que atuem com projetos voltados a adolescentes (12 a 17 anos) em condições de vulnerabilidade social.

Os proponentes devem, ainda, estar em dia com suas obrigações legais e registradas nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de suas respectivas cidades. Podem se inscrever as organizações que tenham orçamento anual igual ou superior a R$ 200 mil (referente ao ano de 2015).

Seleção e inscrição

A fase de avaliação dos projetos compreenderá cinco etapas: (i) triagem das inscrições; (ii) Avaliação das fichas de inscrição e indicação dos projetos semifinalistas de acordo com os critérios definidos neste edital; (iii) envio e apuração da documentação comprobatória; (iv) Visitas às organizações responsáveis pelos projetos semifinalistas; e (v) seleção e divulgação dos finalistas que receberão o apoio financeiro.

O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis exclusivamente em forma eletrônica, no site, a partir de 23 de setembro. As inscrições são gratuitas e o prazo para envio dos formulários se encerra no dia 18 de outubro.

Os vencedores serão divulgados no site do Instituto Walmart a partir de 12 de novembro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional